A Corporeidade e o Sensível na Formação e Atuação Docente do Pedagogo

Autores

  • Lucia Helena Pena Pereira Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Patrícia Vieira Bonfim

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.45-68

Resumo

Este artigo pretende discutir a corporeidade e a sensibilidade na formação e atuação do pedagogo, considerando que a relação corporeidade/educação pode despertar nos agentes socioculturais em formação possibilidades de conhecimento de si e do outro, e leituras diferenciadas de significados. Para que estas dimensões venham a ter espaço na educação, são necessárias reformas que, como revelam os estudos desenvolvidos, preencheriam lacunas dos cursos de formação e professores/pedagogos, contribuindo para a construção de uma prática pedagógica voltada para a complexidade e diversidade humana, colaborando, também, para a formação de um cidadão autônomo, produtor e transformador do conhecimento.

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Publicado

2013-05-21

Como Citar

Pereira, L. H. P., & Bonfim, P. V. (2013). A Corporeidade e o Sensível na Formação e Atuação Docente do Pedagogo. Revista Contexto &Amp; Educação, 21(75), 45–68. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.45-68