Licenciaturas Light: resultado das lutas concorrenciais no campo universitário?

Autores

  • Maria Helena G. Frem Dias-da-Silva Unesp
  • Luci Regina Muzzeti Unesp

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.11-28

Resumo

Este estudo pretende apontar e analisar alguns embates que foram desencadeados no cotidiano universitário a partir da exigência de reformulação dos cursos de Licenciatura nas universidades públicas, impactadas pela necessidade de instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Apontando que a reforma pretendida procurou forjar mudanças que se confrontam com nossa cultura organizacional, o trabalho procura problematizar alguns embates enfrentados à luz da contribuição do conceito de luta concorrencial no campo universitário proposto por Pierre Bourdieu, analisando-os enquanto estratégias de manutenção
do ou de subversão ao poder simbólico e político. Ao final, as autoras questionam o conservadorismo da universidade que, refém das lutas concorrenciais internas, pode ter gerado  projetos “light” para as Licenciaturas, ampliando espaço para a
proliferação mercantil de Licenciaturas aligeiradas e precárias.

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Publicado

2013-05-21

Como Citar

Dias-da-Silva, M. H. G. F., & Muzzeti, L. R. (2013). Licenciaturas Light: resultado das lutas concorrenciais no campo universitário?. Revista Contexto &Amp; Educação, 21(75), 11–28. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.11-28