AS TENDÊNCIAS CURRICULARES NA DÉCADA 1970 E O CASO DO PROJETO LOGOS II

CURRICULAR TRENDS IN THE 1970S AND THE CASE OF THE LOGOS II PROJECT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10440

Palavras-chave:

História da Educação. Formação de Professores. Ensino profissionalizante.

Resumo

Entre as décadas de 1970 e 1990 foi desenvolvido em algumas regiões do Brasil um projeto de formação de professores não-titulados denominado Logos II. O programa adotava a tecnologia educacional do ensino a distância via modular. A grade curricular do Logos II continha 28 disciplinas, divididas em duas categorias (Geral e Especial) que após concluir seus estudos proporcionava ao professor-cursista habilitação do magistério em nível de 2º grau. Assim, o artigo em tela tem como objetivo elaborar uma história do currículo na década de 1970 partindo da análise do currículo do projeto Logos II. Além disso, evidenciaremos, os conceitos da educação tecnicista que estruturaram o currículo brasileiro, e consequentemente a estrutura curricular do Projeto Logos II. Como fontes foram utilizados os documentos relacionados ao projeto Logos II assim como as legislações e outros documentos que se relacionam com a temática. Como referencial teórico-metodológico utilizamos o conceito de currículo de Goodson (2012) e a compreensão de análise de fonte históricas de Ginzburg (1989; 2008) e Pesavento (2008). Os resultados indicam que na época de implantação do projeto, o currículo brasileiro recebeu grandes influências internacionais, devido aos acordos bilaterais que marcaram a construção da grade curricular Logos II.

Biografia do Autor

Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus de Vilhena

Professora Substituta do Instituto Federal de Rondônia(IFRO) - Campus de Vilhena. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2019). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2016). Possui Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Ariquemes (2011) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática (2011) 

Sérgio Candido de Gouveia Neto, Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena

Licenciado em Matemática - Universidade Federal de Rondônia (2002), Mestre em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) - Universidade de São Paulo (2006); Doutor em Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro); Pós-doutorado em Educação Matemática. Professor Adjunto na Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena.

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Gromann de Gouveia, C. T., & Gouveia Neto, S. C. de. (2021). AS TENDÊNCIAS CURRICULARES NA DÉCADA 1970 E O CASO DO PROJETO LOGOS II: CURRICULAR TRENDS IN THE 1970S AND THE CASE OF THE LOGOS II PROJECT. Revista Contexto & Educação, 36(115), 270–289. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10440