ESTRUTURA DE PLANEJAMENTOS DE AULA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS SOBRE O SISTEMA CIRCULATÓRIO

STRUCTURE OF CLASS PLANNING FOR FUNDAMENTAL TEACHING: ANALYSIS OF DIDACTIC PROPOSALS ABOUT THE CIRCULATORY SYSTEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10144

Palavras-chave:

Ensino de ciências; Plano de aula; Três Momentos Pedagógicos; Modelo instrucional BSCS 5E

Resumo

Esta pesquisa investiga e analisa a estrutura e recursos de planos de aula sobre sistema circulatório, disponíveis no Portal do Professor – Ministério da Educação. Foram coletados no Portal todos os planos de aula que citavam o sistema circulatório (141 planos), e selecionados apenas os que e desenvolviam o conteúdo (15 planos) para a análise da problematização, recursos didáticos e avaliação. A análise e discussão da estrutura dos planos foi alicerçada em duas propostas de metodologia de organização, denominadas: Três Momentos Pedagógicos e Modelo Instrucional BSCS 5E. Os resultados indicam que: a problematização predomina como atividades e questionamentos sobre conhecimentos prévios na introdução da unidade ou assunto; os recursos de Tecnologias Digitais e Informação e Comunicação são frequentes, especialmente os vídeos; o processo avaliativo é pouco enfatizado e sem detalhamento ou indicado ao final sob forma de lista de questões. Os planos utilizam alguns elementos das metodologias analisadas, mas são organizações próprias decorrentes da prática docente. Identificar e compreender o que é valorizado pelos professores na construção do plano de aula cria possibilidades para ampliar as discussões e a aplicação de propostas que contribuem para as práticas docentes com reflexos no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Thanara Muraro de Christo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (UFSM) e Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM).

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Ecologia e Evolução. Graduada em Ciências Biológicas (UFSM). Mestre em Genética e Biologia Molecular (UFRGS). Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM).

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Christo, T. M. de, & Sepel, L. M. N. (2021). ESTRUTURA DE PLANEJAMENTOS DE AULA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS SOBRE O SISTEMA CIRCULATÓRIO: STRUCTURE OF CLASS PLANNING FOR FUNDAMENTAL TEACHING: ANALYSIS OF DIDACTIC PROPOSALS ABOUT THE CIRCULATORY SYSTEM. Revista Contexto & Educação, 36(115), 112–130. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10144