Coautoria em Administração: uma análise da posição autoral

Autores

  • Lucas Daniel Ramos Ribeiro Universidade Nove de Julho (Uninove)
  • José Eduardo Storopoli Universidade Nove de Julho (Uninove)
  • Julio Araujo Carneiro da Cunha Universidade Nove de Julho (Uninove)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.52-70

Palavras-chave:

Coautoria, Ordenação autoral, Experiência acadêmica, Pesquisa em Administração

Resumo

Esta pesquisa é sobre o papel da ordem de autoria de professores-pesquisadores da área de administração em suas publicações e quais fatores podem influenciar esta ordenação, além de propor um método de mensuração da ordenação autoral. Os fatores propostos que influenciam tal ordenação são: (1) experiência na carreira; (2) liderança em grupos de pesquisa; e (3) formação acadêmica. A amostra foi obtida de 16 programas de mestrado e doutorado acadêmicos em administração no estado de São Paulo, totalizando 329 professores-pesquisadores e mais de 2.200 publicações. Os resultados apontam que tanto a experiência do professor-pesquisador, quanto a liderança em grupo de pesquisa e sua formação acadêmica os leva a atuar mais no papel de gestor (último autor) do que como executor (primeiro autor). Concluímos que atualmente, as pontuações sobre pesquisadores feitas quadrienalmente pela CAPES, e as demais utilizadas pelas instituições de ensino na área de administração, não diferenciam o autor em sua posição no artigo. Essa postura traz benefícios e desvantagens. O principal benefício e que se evitam comportamentos oportunistas entre os autores na definição de ordem de autoria; a principal desvantagem é que não se diferenciam os esforços distintos de cada autor na realização do trabalho científico.

Biografia do Autor

Lucas Daniel Ramos Ribeiro, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Aluno de doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove).

José Eduardo Storopoli, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professor da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Julio Araujo Carneiro da Cunha, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Ribeiro, L. D. R., Storopoli, J. E., & Carneiro da Cunha, J. A. (2019). Coautoria em Administração: uma análise da posição autoral. Desenvolvimento Em Questão, 17(48), 52–70. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.52-70

Edição

Seção

Artigos