O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, podendo constar de Anais de evento;
  • O primeiro autor possui título de doutor e é o autor correspondente;
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, utilizando espaço entre linhas de 1,5 cm, letras Times New Roman, tamanho 12, em papel formato A4, e margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm;
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Em caso de submissão de artigo, as instruções a seguir disponíveis devem ser seguidas para Assegurar a avaliação pelos pares cega:

    Para garantir a integridade da avaliação por pares cega para a submissão a esta editora, todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores seja conhecida um ao outro. Isto envolve os autores , editores e revisores ( que carregam documentos como parte de sua revisão ) verificando se as seguintes medidas foram tomadas em relação ao texto e as propriedades do arquivo :

    • Os autores do documento devem excluir seus nomes do texto, com o literal " Autor" e ano usada nas referências e notas de rodapé, em vez do nome dos autores, título do artigo, etc.

    • Em documentos do Microsoft Office , a identificação do autor deve igualmente ser removidos das propriedades do arquivo (ver no menu Arquivo no Word), clicando sobre o seguinte, começando com Arquivo no menu principal do aplicativo da Microsoft: Arquivo> Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac ) > Segurança> Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar > Salvar.

    • Com PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, encontradas na opção Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

  • O(s) autor(es) concorda(m) com os termos da Declaração de Direito Autoral.

Diretrizes para Autores

A Desenvolvimento em Questão é um periódico voltado prioritariamente ao público da pós-graduação stricto sensu e aceita submissões de artigos científicos, de natureza teórico-empírica, com resultados de pesquisas nas grandes áreas das Ciências Sociais Aplicadas e Humanas cujo objeto de estudo tenha relação com o tema do desenvolvimento, foco e escopo da revista.

Além de artigos também podem ser feitas submissões de resenhas de livros cuja data de publicação, no momento da submissão, seja de até 5 anos.  

O primeiro autor deve possuir título de doutor ser o autor correspondente, responsável por todos os contatos referentes ao texto submetido com os editores da Desenvolvimento em Questão.

Além do primeiro autor e responsável pela submissão a submissão poderá ter no máximo quatro coautores, preferencialmente doutores, doutorandos, mestres e mestrandos.

Os dados do primeiro autor e dos coautores devem constar no campo específico dos autores no passo 3, “INCLUSÃO DE METADADOS”, do processo da submissão.

 

Normas de publicação

 

Todos os textos submetidos à Desenvolvimento em Questão devem ser apresentados em formato eletrônico, digitados em processadores de texto, como Microsoft Word, ou compatível com ele. Os manuscritos devem seguir a ABNT, obedecendo as seguintes regras de formatação:

  1. Os artigos devem ter o mínimo de quinze (15) e o máximo de vinte e cinco (25) páginas e as resenhas entre oito (8) e doze (12) páginas.
  2. Os textos podem ser submetidos em Português, Inglês e Espanhol e devem estar digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, papel formato A4, margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm.
  3. Os artigos deverão conter, obrigatoriamente, em suas páginas iniciais: a) o título do trabalho; b) o título em inglês; c) o resumo, com 150 a 250 palavras, contendo o tema, objetivo, metodologia, resultados e conclusões, d) de três a seis palavras-chave em Português, e) o Abstract e, f) de três a seis Keywords.

ATENÇÃO: no corpo do documento do artigo a ser submetido não poderá conter nenhuma possibilidade de identificação de autoria do texto.

  1. Uma folha de rosto dos artigos deverá ser submetida como “Documento Suplementar”, contendo: i) título do artigo; ii) por ordem e para cada autor: a) a maior titulação (doutor[a] em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul; OU mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria; OU graduado[a] em História pela Universidade de Passo Fundo. ATENÇÃO: pós-doutorado ou curso em andamento não são titulações), b) o vínculo institucional (professor; pesquisador; aluno de mestrado em [...], doutorado em [...]), c) o nome completo da instituição com a qual mantém o vínculo, a cidade, estado, país e endereço eletrônico (e-mail).
  2. Tabelas e figuras deverão ser apresentadas de forma clara, numeradas sequencialmente dentro do artigo, com título (na parte superior) e fonte (abaixo). Em caso de ilustrações mais elaboradas (mapas, fotos, figuras, gráficos), deverá ser enviado, como documento(s) suplementar(es), arquivo no formato original de sua formatação.
  3. As referências a autores no decorrer do artigo devem subordinar-se ao sistema autor-data: (SOBRENOME de autor, data) ou (SOBRENOME de autor, data, página), quando se tratar de transcrição. Ex.: (OFFE, 1996) ou (OFFE, 1996, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (EVANS, 1989a), (EVANS, 1989b).
  4. As referências bibliográficas utilizadas serão apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas:

Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) autor(es). Título (em itálico): subtítulo (normal). Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora. Ano da publicação.

Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora. Página inicial e final do capítulo, ano da publicação.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) autor(es). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, Local da publicação, volume e número do periódico, Página inicial e final do artigo, ano da publicação.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado) título em itálico. Local. Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado). Instituição em que foi apresentada, Local da instituição. Ano.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). (ano). título em itálico. Disponível em: [endereço de acesso]. Acesso em: [data de acesso].

7. As notas de rodapé devem ser numeradas no fim de página e utilizadas apenas quando efetivamente necessárias. Não usar nota de rodapé para informar referências bibliográficas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.