Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, podendo constar de Anais de evento;
  • O autor deve enviar no momento de transferência do manuscrito, o FORMULÁRIO SOBRE CONFORMIDADE COM A CIÊNCIA ABERTA (ver normas de submissão).
  • Há ciência de que os textos submetidos a partir de 1º de janeiro de 2024, após o aceite para publicação, terão uma taxa de publicação no valor de R$ 500,00. Submissões anteriores: Taxa de R$ 300,00
  • A submissão possui até 5 autores e, pelo menos um deles, possui título de doutor;
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, utilizando espaço entre linhas de 1,5 cm, letras Times New Roman, tamanho 12, em papel formato A4, e margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm;
  • As URLs para as referências online foram fornecidas;
  • Em caso de submissão de artigo, as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas:

    Para garantir a integridade da avaliação por pares cega para a submissão a esta editora, todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores seja conhecida um ao outro. Isto envolve os autores , editores e revisores ( que carregam documentos como parte de sua revisão ) verificando se as seguintes medidas foram tomadas em relação ao texto e as propriedades do arquivo :

    • Os autores do documento devem excluir seus nomes do texto, com o literal " Autor" e ano usada nas referências e notas de rodapé, em vez do nome dos autores, título do artigo, etc.

    • Em documentos do Microsoft Office , a identificação do autor deve igualmente ser removidos das propriedades do arquivo (ver no menu Arquivo no Word), clicando sobre o seguinte, começando com Arquivo no menu principal do aplicativo da Microsoft: Arquivo> Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac ) > Segurança> Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar > Salvar.

    • Com PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, encontradas na opção Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

  • O(s) autor(es) concorda(m) com os termos da Declaração de Direito Autoral.
  • Além do arquivo contendo o documento do artigo, deve ser postado outro arquivo, como Documento Suplementar, trazendo uma declaração na qual todos os autores concordam que participaram na elaboração do artigo e de que estão cientes que o mesmo está sendo submetido para a Desenvolvimento em Questão, com o nome, link de acesso ao lattes e assinatura de cada um.

Diretrizes para Autores

FORMULÁRIO SOBRE CONFORMIDADE COM A CIÊNCIA ABERTA

 

Ciência aberta

A ciência aberta se projeta como o novo modo de fazer e comunicar pesquisa com ênfase na transparência dos processos e no compartilhamento dos conteúdos em prol do rigor metodológico e da cooperação entre pesquisadores.

A Revista Desenvolvimento em Questão adere à ciência aberta através de:

 

a) Pré Prints:

O preprint como opção dos autores para o início formal da comunicação de sua pesquisa.

Um preprint é um manuscrito científico que é depositado pelos autores em um servidor público. O preprint contém dados e metodologias completas; e é frequentemente o mesmo manuscrito que está sendo submetido a um periódico.

preprint permite a aceleração dos resultados da pesquisa e possibilita ao autor receber comentários dos leitores sobre seu estudo e realizar as modificações consideradas pertinentes.

Os autores que optarem pelo preprint e submissão posterior ou simultânea à Revista Desenvolvimento em Questão devem informar que o manuscrito está depositado em servidor de preprints, seu nome e seu URL no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão).

A Revista Desenvolvimento em Questão só admite a submissão de artigos inéditos, salvo aqueles disponibilizados no repositório Preprints, não sendo aceita submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.

 

b) Disponibilidade de Dados de Pesquisa e outros Materiais:

Autores são encorajados a disponibilizar todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e a reprodutibilidade das pesquisas.

As informações sobre a disponibilização (ou não) dos conteúdos subjacentes aos artigos submetidos devem constar no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão).

 

c) Aberturas na avaliação por pares:

Referente à transparência na avaliação de artigos submetidos à Revista Desenvolvimento em Questão. 

Os autores poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico. As opções são: 

I. A publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação; 

II. A interação direta ou não com pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito. 

As opções do autor devem ser informadas no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão).

Os avaliadores também poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico. As opções são: 

I. a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação; 

II. a interação direta ou não com o autor do artigo em avaliação.

Os avaliadores devem informar suas opções ao receberem a solicitação de avaliação de um determinado artigo.

 

Normas de submissão da Revista Desenvolvimento em Questão:

A Desenvolvimento em Questão é um periódico voltado prioritariamente ao público da Pós-Graduação stricto sensu e aceita submissões de artigos científicos de natureza teórico-empírica, com resultados de pesquisas nas grandes áreas das Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, cujo objeto de estudo tenha relação com o tema do desenvolvimento, foco e escopo da revista.

Além de artigos também podem ser feitas submissões de resenhas de livros, cuja data de publicação, no momento da submissão, seja de até cinco anos.

A submissão poderá ter no máximo cinco autores, dos quais pelo menos um deve possuir o título de doutor, e os demais serem, preferencialmente, doutorandos, mestres, mestrandos ou bolsistas de iniciação científica. Além do arquivo com o documento, deve ser postado outro arquivo contendo uma declaração na qual todos os autores concordam que participaram na elaboração do artigo e que estão cientes de que o mesmo está sendo submetido para a Revista Desenvolvimento em Questão, com o nome, link de acesso ao lattes e assinatura de cada um.

Os dados do primeiro autor e dos coautores devem constar no campo específico dos autores no passo 3, “INCLUSÃO DE METADADOS”, no processo da submissão.

Normas de publicação

Todos os textos submetidos à Desenvolvimento em Questão devem ser apresentados em formato eletrônico, digitados em processadores de texto, como Microsoft Word, ou compatível com ele. Os escritos devem seguir a ABNT, obedecendo as seguintes regras de formatação:

  1. Os artigos devem ter o mínimo de 15 e o máximo de 25 páginas.
  2. Os textos podem ser submetidos em Português, Inglês e Espanhol e estarem digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, papel formato A4, margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, com espaçamento entrelinhas de 1,5 cm.
  3. Os artigos deverão ter, obrigatoriamente, em suas páginas iniciais: a) o título do trabalho; b) o resumo, com 150 a 250 palavras, contendo o tema, objetivo, metodologia, resultados e conclusões; c) de três a seis palavras-chave em Português; d) o título em inglês; e) o Abstract e, f) de três a seis Keywords.

ATENÇÃO: no corpo do documento do artigo a ser submetido não poderá conter nenhuma possibilidade de identificação de autoria do texto.

       4. Além do arquivo contendo o documento do artigo, deve ser postado outro arquivo, como Documento Suplementar, trazendo uma declaração na qual todos os autores concordam que participaram na elaboração do artigo e de que estão cientes que o mesmo está sendo submetido para a Desenvolvimento em Questão, com o nome, link de acesso ao lattes e assinatura de cada um.

        5. Tabelas e figuras deverão ser apresentadas de forma clara, numeradas sequencialmente dentro do artigo, com título (na parte superior) e fonte (abaixo). Em caso de ilustrações mais elaboradas (mapas, fotos, figuras, gráficos), deverá ser enviado como documento(s) suplementar(es) com arquivo no formato original de sua formatação.

         6. As referências a autores no decorrer do artigo devem subordinar-se ao seguinte esquema (ABNT): (sobrenome do autor, data) ou (sobrenome do autor, data, página (opcional)). Ex.: (Offe, 1996) ou (Offe, 1996, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (Evans, 1989a), (Evans, 1989b).

         7. As referências bibliográficas utilizadas serão apresentadas no final do artigo listadas em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT (solicita-se observar rigorosamente a sequência e a pontuação indicadas):

Obs.: Se há indicação de DOI, esta deve constar.

Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título (em itálico): subtítulo (normal). Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano. DOI:

Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, período da publicação, ano. DOI:

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Ano. Dissertação (Mestrado) ou Tese (Doutorado) (Grau acadêmico e área de estudos) – Instituição em que foi apresentada, Local, ano.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Ano. Disponível em: endereço de acesso. Acesso em: data de acesso.

          8. As notas de rodapé devem ser numeradas no fim de página e utilizadas apenas quando efetivamente necessárias. Não usar nota de rodapé para informar referências bibliográficas.

 

(Últimas alterações: 01/08/2023)

Artigos

  

ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO

Com o fim de assumir de forma mais efetiva o debate sobre a “Abordagem Territorial do Desenvolvimento” propõe-se uma edição especial, a ser publicada no segundo semestre de 2024.

A pretensão é que se reúna neste edição especial da Revista Desenvolvimento em Questão, um conjunto de artigos que permitam aos pesquisadores, estudantes, administradores públicos e privados, se apropriarem com maior profundidade dos parâmetros epistêmico-teórico-metodológicos, além de aprofundar a compreensão sobre os desafios da prática da abordagem territorial.

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA

A Revista Desenvolvimento em Questão está recebendo preferencialmente artigos de pesquisadores de Programas da Área PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA da CAPES.

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