Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • O manuscrito em questão é original, inédito e não foi submetido a outro periódico nem o será enquanto estiver sob avaliação na Revista Desenvolvimento em Questão.
  • O manuscrito não foi publicado na íntegra ou em parte em nenhum outro meio de divulgação, e não se assemelha, substancialmente, a qualquer outro trabalho de minha autoria ou de terceiros.
  • Todos os dados apresentados no artigo são legítimos e autênticos.
  • Os autores contribuíram ativamente para a concepção deste trabalho, assumindo total responsabilidade pelo seu conteúdo. Não omitiram quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e empresas que possam ter interesse na publicação deste artigo. Todas as pessoas que colaboraram com este estudo, mas não se qualificaram para autoria, foram devidamente reconhecidas na nota de agradecimentos mediante autorização por escrito dos autores mencionados.
  • Qualquer conflito de interesse foi informado e qualquer apoio financeiro recebido para esta pesquisa foi devidamente divulgado e reconhecido.
  • Declarar que todos os princípios éticos de pesquisa envolvendo seres humanos foram rigorosamente seguidos em conformidade com a Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos) e Resolução CNS Nº 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais).
  • Os dados apresentados no artigo não são resultados de má conduta científica, incluindo produção de dados falsos, uso indevido de material de terceiros (como tabelas, gráficos, quadros, figuras, escalas, desenhos, instrumentos, questionários, validação de metodologias e outras ilustrações), plágio, autoplágio ou duplicidade. Declarar ser o único autor e proprietário dos direitos autorais. Caso o artigo contenha material de terceiros, confirmar que obteve permissão prévia para sua reprodução, evitando qualquer violação dos direitos autorais ou de propriedade intelectual de terceiros, em conformidade com a Lei nº 9.610/98.
  • Concordar integralmente com a Política de Acesso Público e Direitos Autorais adotada pela Revista Desenvolvimento em Questão, que utiliza a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Essa licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito à criação original. Assim, deve ser concedido à revista o direito de realizar a primeira publicação deste trabalho com o devido reconhecimento de autoria.
  • Concordar com a publicação PRE-PROOF do artigo. Ou seja, após o aceite o artigo já pode ser publicado em sua versão sem edição (revisão e diagramação). Realizadas a revisão e a diagramação pela Editora Unijuí, os autores devem comprometer-se a fazer as modificações solicitadas para publicação em sua versão final.
  • Os autores submetem junto ao manuscrito a CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO
  • Há ciência de que os artigos aceitos para publicação, terão uma taxa de editoração no valor de R$ 600,00.

Directrices para autores/as

1. Instruções gerais para submissão; 2. Idioma do artigo; 3. Estrutura do Manuscrito; 4. Formatação do manuscrito; 5. Carta de apresentação do Artigo; 6. Informações gerais sobre autoria / Taxonomia CRediT; 7.Considerações acerca do emprego de Chatbots em manuscritos submetidos; 8. Processo Editorial; 8. 1. Etapas do Processo Editorial; 8. 2. Controle de Qualidade do Processo Editorial; 9. Guia de orientações aos pareceristas e Critérios de Avaliação dos artigos; 10. Publicação; 10. 1. Tempo para Publicação; 10. 2. Publicação Pre-Proof; 10. 3. Declaração de Acesso aberto; 10. 4. Direitos Autorais e Propriedade Intelectual; 10. 5. e-location; 10. 6. Taxas para publicação

 

CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO

TAXONOMIA CREDIT (Taxonomia de Contribuições de Autoria)

 

1. Instruções gerais para submissão

Para realizar a submissão, o autor correspondente deve realizar o cadastro no sistema da Revista Desenvolvimento em Questão. Caso já possua um registro, basta fazer o login com seu nome de usuário. Em caso de dificuldades de acesso, entre em contato pelo e-mail: revistaeletronicas@unijui.edu.br

A Revista Desenvolvimento em Questão aceita para publicação artigos inéditos, redigidos em espanhol, português ou inglês, que tratem dos temas desenvolvimento, planejamento urbano e regional e da demografia. Outros temas incluem historicidade, sustentabilidade econômica, social e ambiental de sistemas socioeconômicos, relações de poder, geração e apropriação de riqueza e renda e desigualdade. 

Os manuscritos submetidos não devem ter sido enviados previamente a outras publicações (eletrônicas ou impressas). A contribuição deve ser original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, ou publicado em anais de congressos.

Ao início da submissão o autor deve concordar com as Condições para submissão - Requisitos para Envio de Manuscrito e com os termos da declaração de direitos autorais (item 1).

Na submissão o autor correspondente deve encaminhar no item 2 (Transferência do manuscrito):

Artigo nas normas da revista.

Carta de apresentação do artigo (ver em anexo).

Após, no item 3 (inserir metadados), o autor correspondente deve preencher os dados solicitados, incluindo Orcid, e-mail, instituição e resumo da biografia de cada um dos autores.

 

2. Idioma do artigo

A Revista Desenvolvimento em Questão aceita manuscritos nos idiomas português, inglês ou espanhol. Os autores devem garantir que o manuscrito esteja devidamente escrito no idioma escolhido, a fim de assegurar a clareza, a correção gramatical e a adequada comunicação científica.

 

3. Estrutura do Manuscrito

Título: que identifique o conteúdo do trabalho em até 15 palavras. Apresentá-lo no idioma do trabalho e em inglês.

Resumo: até 250 palavras, elaborado em parágrafo único. O resumo deve ser no idioma do trabalho e ser acompanhado de sua versão em inglês (Abstract). O resumo deve indicar brevemente o objetivo do estudo, a metodologia, os principais resultados e principais conclusões.

Descritores: de 3 a 5, que permitam identificar o assunto do trabalho, em português (Palavras-chave) e inglês (Keywords).

Introdução: deve apresentar o problema de pesquisa, a relevância e justificativa, a revisão da literatura (pertinência e relevância do tema) e os objetivos coerentes com a proposta do estudo.

Desenvolvimento: No texto do desenvolvimento deverão ser apresentados os fundamentos metodológicos bem como os resultados e discussão da pesquisa. É importante constar: metodologia, resultados e discussão (os autores podem usar outros títulos quando julgarem mais adequado). 

Conclusões (Considerações Finais): deve destacar os achados mais importantes, levando em consideração a resposta ao objetivo do estudo e as implicações para a área.

Referências: As referências devem ser organizadas em ordem alfabética (segundo regras da ABNT) e constar apenas autores e obras mencionadas no texto. Os nomes dos autores devem estar completos, usando et al. apenas quando a referência contar com mais de 3 autores.

As referências a autores no decorrer do artigo devem subordinar-se ao seguinte esquema: (Sobrenome do autor, data) ou (Sobrenome do autor, data, página, quando se tratar de transcrição).

Figuras e Tabelas: Figuras e Tabelas deverão ser inseridas no texto em ordem sequencial, numeradas na ordem em que são citadas no texto. Devem ser devidamente numeradas e legendadas. Em caso de utilização de figuras ou tabelas publicadas em outras fontes, citar a fonte original.

Aspectos éticos: Caso o artigo tenha sido submetido a um Comitê de Ética (Sistema CEP/Conep ou outro sistema), solicitamos aos autores que incluam essa informação no corpo do artigo ou em nota de rodapé.

 

4. Formatação do manuscrito

Os artigos deverão ser digitados em folha A4, com espaço entre as linhas de 1,5 e margens superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2,5cm. Os artigos deverão ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo referências e anexos. Utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto para notas de rodapé, que deverão apresentar corpo 10. Para o título em português e inglês (obrigatório) utilizar fonte tamanho 12, em caixa alta, negrito e centralizado.

Referências: As referências a autores no decorrer do artigo devem subordinar-se ao seguinte esquema: (Sobrenome do autor, data) ou (Sobrenome do autor, data, página, quando se tratar de transcrição).

As referências bibliográficas utilizadas serão apresentadas no final do artigo, em ordem alfabética (segundo regras da ABNT)

Segue abaixo modelo de referências:

Livro: SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es). Título (em itálico): subtítulo (normal). Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano da publicação.

Coletânea: SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome(s) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano da publicação. Página inicial e final do capítulo.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, Local da publicação, volume e número do periódico, Página inicial e final do artigo, ano da publicação.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Ano. Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado) – Instituição em que foi apresentada, local da instituição, ano.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Ano. Disponível em: [endereço de acesso]. Acesso em: [data de acesso].

 

Tabelas: A formatação das tabelas deve ser realizada utilizando a funcionalidade de tabelas do Microsoft Word, empregando a fonte Times New Roman com tamanho 10 e espaçamento simples entre as linhas. Cada dado a ser inserido na tabela deve ocupar uma célula específica, separados por linhas e colunas, garantindo que não haja células vazias. O título da Tabela deve ficar na parte superior dessa, e a fonte na parte inferior (Ex.: Fonte: Os autores).     

É fundamental que cada coluna da tabela seja devidamente identificada para que os dados possam ser compreendidos de maneira clara e organizada. Os traços internos nas tabelas devem ser inseridos apenas abaixo e acima do cabeçalho, bem como na última linha da tabela, para destacar as informações principais e separar visualmente os diferentes conjuntos de dados.

Esta instrução deve ser seguida rigorosamente para garantir a apresentação correta das informações e proporcionar uma leitura eficiente e precisa dos dados contidos nas tabelas.

Figuras: Figuras são representações visuais, como quadros, gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas e fotos. Para a identificação e referência dessas figuras no texto elas devem ser denominadas apenas como "Figura", seguido do número correspondente (por exemplo, Figura 1, Figura 2, etc.). O título das Figuras, incluindo quadros, gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas e fotos, deve ficar na parte superior, e a fonte na parte inferior  (Ex.: Fonte: Os autores).

Quadros: Devem apresentar informações textuais, não numéricas, e devem ser delimitados por linhas nas laterais e com linhas internas para melhor organização. Quando um quadro for extraído de outras publicações é necessário fornecer a devida referência. Caso seja construído pelos autores deverá constar: Fonte: Elaborado pelos autores.

Gráficos: Devem estar nítidos e legíveis. Quando um gráfico for extraído de outras publicações      é necessário fornecer a devida referência à fonte. Caso seja construído pelos autores deverá constar: Fonte: Elaborado pelos autores.

Esquemas, Desenhos, fluxogramas: deverão ser construídos com ferramentas adequadas e serem apresentados de forma nítida e legível. Quando forem extraídos de outras publicações      é necessário fornecer a devida referência à fonte. Caso seja construído pelos autores, deverá constar: Fonte: Elaborado(a) pelos autores.

Fotos: As fotos deverão estar nítidas e serem enviadas em alta resolução.

Depoimentos de participantes dos estudos: Para as pesquisas de cunho qualitativo, que apresentem trechos de depoimentos dos entrevistados, deve ser utilizado recuo de 1,25cm da margem esquerda, sem itálico, sem aspas e com a identificação do depoente depois do ponto e entre parênteses. Exemplo: A pesquisa qualitativa apresenta os depoimentos dos participantes. (Suj1).

 

5. Carta de apresentação do Artigo

No momento da submissão o autor correspondente deve encaminhar a Carta de apresentação do artigo. O modelo da carta consta em anexo. Nesta é solicitado:

INFORMAÇÕES DO AUTOR CORRESPONDENTE: Nome do autor correspondente; instituição do autor correspondente; endereço completo da instituição do autor correspondente.

INFORMAÇÕES GERAIS DO ARTIGO: Título do manuscrito; artigo de dissertação/tese, projeto; fontes de financiamento; contribuição do estudo.

INFORMAÇÕES DOS AUTORES: Nome, instituição, cidade/UF, país dos autores, lattes (se autor brasileiro) e Orcid; detalhamento das contribuições específicas dos autores (taxonomia CRediT).

Através da carta os autores do manuscrito confirmam que:

O manuscrito em questão é original, inédito e não foi submetido a outro periódico nem o será enquanto estiver sob avaliação na Revista Desenvolvimento em Questão.  

O manuscrito não foi publicado na íntegra ou em parte em nenhum outro meio de divulgação, e não se assemelha, substancialmente, a qualquer outro trabalho de minha autoria ou de terceiros. 

Todos os dados apresentados no artigo são legítimos e autênticos.

Os autores contribuíram ativamente para a concepção deste trabalho, assumindo total responsabilidade pelo seu conteúdo. Não omitiram quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e empresas que possam ter interesse na publicação deste artigo. Todas as pessoas que colaboraram com este estudo, mas não se qualificaram para autoria, foram devidamente reconhecidas na nota de agradecimentos mediante autorização por escrito dos autores mencionados.

Qualquer conflito de interesse foi informado e qualquer apoio financeiro recebido para esta pesquisa foi devidamente divulgado e reconhecido. 

Os autores concordam em servir como parecerista no processo de revisão de manuscritos quando solicitado pela Revista.

Declarar que todos os princípios éticos de pesquisa envolvendo seres humanos foram rigorosamente seguidos em conformidade com a Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos) e Resolução CNS Nº 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais).

Os dados apresentados no artigo não são resultados de má conduta científica, incluindo produção de dados falsos, uso indevido de material de terceiros (como tabelas, gráficos, quadros, figuras, escalas, desenhos, instrumentos, questionários, validação de metodologias e outras ilustrações), plágio, autoplágio ou duplicidade. Declarar ser o único autor e proprietário dos direitos autorais. Caso o artigo contenha material de terceiros, confirmar que obteve permissão prévia para sua reprodução, evitando qualquer violação dos direitos autorais ou de propriedade intelectual de terceiros, em conformidade com a Lei nº 9.610/98.

Concordar integralmente com a Política de Acesso Público e Direitos Autorais adotada pela Revista Desenvolvimento em Questão, que utiliza a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Essa licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito à criação original. Assim, deve ser concedido à revista o direito de realizar a primeira publicação deste trabalho com o devido reconhecimento de autoria.

Concordar com a publicação PRE-PROOF do artigo. Ou seja, após o aceite o artigo já pode ser publicado em sua versão sem edição (revisão e diagramação). Realizadas a revisão e a diagramação pela Editora Unijuí, os autores devem comprometer-se a fazer as modificações solicitadas para publicação em sua versão final.

 

6. Informações gerais sobre autoria / Taxonomia CRediT

O nome dos autores não deve constar no documento do artigo, apenas em metadados no sistema de submissão e na CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO. 

Em metadados da submissão deve constar o e-mail, o Orcid, instituição e a biografia de cada um dos autores. Em instituição podem ser incluídas até três hierarquias institucionais de afiliação, por exemplo: “Universidade, Faculdade e Departamento/Programa”.

O número máximo de autores é limitado a cinco, com a possibilidade de considerar exceções mediante uma justificativa adequada para a inclusão. A inclusão de autores cujas contribuições não se alinham aos critérios estabelecidos não será aceita como justificativa para a inserção como autor. Esses colaboradores, no entanto, podem ser reconhecidos e incluídos na seção de Agradecimentos destinada a reconhecer instituições ou pessoas que apoiaram a pesquisa ou colaboraram com o estudo, mas que não se qualificaram como autores. É necessário que pelo menos um dos autores possua a titulação acadêmica mínima de doutor.

Será avaliada cuidadosamente a participação e contribuição de cada indivíduo no desenvolvimento do trabalho, a fim de garantir que apenas aqueles que cumpriram os critérios de autoria sejam listados como autores. O objetivo dessa política é garantir a transparência e a adequada atribuição de créditos aos envolvidos no estudo, ao mesmo tempo em que se mantém a integridade e a validade do trabalho acadêmico.

O detalhamento das contribuições específicas dos autores deve ser registrado na CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO.

CRediT (Taxonomia de Contribuições de Autoria), é uma estrutura de classificação abrangente que compreende 14 papéis distintos, cada um representando as funções típicas desempenhadas por colaboradores na criação de trabalhos acadêmicos e científicos. Estes papéis descrevem as contribuições específicas e individuais de cada autor para a pesquisa, permitindo uma representação detalhada das suas contribuições.

A finalidade primordial desta taxonomia é promover transparência no que diz respeito às contribuições individuais dos autores em trabalhos científicos, facilitando assim melhorias nos sistemas de atribuição, reconhecimento e prestação de contas. É importante ressaltar que um único contribuidor pode desempenhar mais de um papel na criação de uma obra, e a CRediT oferece uma estrutura para capturar essa multiplicidade de contribuições de forma clara e sistemática.

Conceituação: Ideia, formulação ou evolução de objetivos abrangentes.

Curadoria de dados: Administração de atividades para anotar (produzir metadados), limpeza de dados e manter dados de pesquisa (incluindo códigos de software, quando é necessário para a interpretação de dados em si) para uso inicial ou posterior reuso.

Análise Formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo.

Obtenção de financiamento: Obtenção de apoio financeiro para o projeto que deu origem a publicação.

Investigação: Condução de pesquisa e processo de investigação, especificamente fazendo experimentos ou coleta de dados/evidências.

Metodologia: Desenvolvimento ou criação de metodologia: criação de modelos.

Administração do projeto: Responsabilidade pela gestão e coordenação do planejamento e execução da pesquisa.

Disponibilização de ferramentas: Provisão de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostra laboratoriais, animais, instrumentação, computação de recursos ou outras ferramentas de análise.

Desenvolvimento, implementação e teste de software: Programação, desenvolvimento de software, criação de programas de computador, implementação de códigos e algoritmos, teste de componentes de códigos existentes.

Supervisão: Responsabilidade pela supervisão e liderança para o planejamento e execução de atividade de pesquisa, incluindo orientação externa a equipe principal.

Validação de dados e experimentos: Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicação/reprodutibilidade dos resultados/experimentos e outros resultados de pesquisa.

Design da apresentação de dados: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da visualização/apresentação dos dados.

Redação do manuscrito original: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da escrita da primeira redação (incluindo traduções substanciais).

Redação - revisão e edição: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, por aqueles que integram o grupo da pesquisa original, especialmente revisão crítica, comentários ou revisão, incluindo os processos de pré ou pós publicação.

Fontes: 

https://credit.niso.org/ 

https://scielo.readthedocs.io/projects/scielo-publishing-schema/pt_BR/master/narr/taxonomia-credit.html

 

7. Considerações acerca do emprego de Chatbots em manuscritos submetidos

Com o propósito de assegurar a integridade e a confiabilidade das conclusões e resultados expostos em manuscritos científicos que empregam Chatbots, além de manter a confiança pública nos avanços e resultados apresentados, a Revista Desenvolvimento em Questão adota diretrizes específicas sobre os aspectos éticos associados ao uso dessas tecnologias em manuscritos científicos.

Transparência: Os autores devem adotar total transparência quanto à utilização de Chatbots no processo de redação do manuscrito, fornecendo informações detalhadas (nome, versão, modelo e fonte) sobre como a tecnologia foi empregada e qual foi a contribuição dos Chatbots na criação do texto.

Responsabilidade: Os autores devem assumir total responsabilidade pelo trabalho realizado pelos Chatbots em seus manuscritos, garantindo a precisão do que é apresentado e a inexistência de plágio. Ademais, os autores humanos devem assegurar a ausência de plágio em seus artigos, incluindo o texto gerado pelos Chatbots.

Atribuição: Os autores devem garantir a adequada atribuição de todas as fontes, inclusive do material produzido pelos Chatbots. Além disso, devem buscar e citar fontes que sustentem as declarações dos Chatbots.

Limitações: Os autores devem discorrer sobre as limitações e possíveis vieses do uso de Chatbots na produção de textos científicos, como a incapacidade de compreender nuances ou ambiguidades na linguagem.

A Revista Desenvolvimento em Questão requer que os autores informem o emprego de Inteligência Artificial (IA) generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação, adicionando uma declaração no momento da submissão do manuscrito (item 2 – transferência do manuscrito). 

A declaração deve conter as seguintes informações:

"Declaração de Utilização de IA Generativa e Tecnologias Assistidas por IA no Processo de Redação".

"Durante o processo de elaboração deste artigo, o(s) autor(es) utilizou/utilizaram [NOME DA FERRAMENTA/SERVIÇO] com a finalidade de [FIM]. Após a utilização dessa ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisou/revisaram e editou/editaram o conteúdo conforme necessário e assume(m) total responsabilidade pelo teor da publicação."

Cabe destacar que essa declaração não se aplica ao uso de ferramentas básicas de revisão de texto, como corretores ortográficos e gramaticais, referências bibliográficas, entre outras. Caso não tenha havido utilização de IA generativa ou tecnologias assistidas por IA no processo de redação, a inclusão da declaração não é obrigatória.

 

8. Processo Editorial

A Revista Desenvolvimento em Questão adota processos editoriais padronizados e práticas de garantia da qualidade em todas as etapas, a partir da recepção do manuscrito.

 

8.1. Etapas do Processo Editorial

Pré-análise: em um primeiro momento o artigo é recebido pela equipe técnica que verifica as adequações às normas da revista. Após, o manuscrito será apreciado pelos membros do Comitê Editorial, que verificarão a sua adequação aos critérios gerais da revista e à política editorial. Serão recusados já nesta etapa artigos que: a) se configurarem como revisão bibliográfica; recorte de dissertação, tese, projeto ou relatório de pesquisa sem a devida adaptação; b) forem excessivamente descritivos e pouco analíticos; c) não apresentarem contribuição significativa para a área de conhecimento; d) não seguirem as normas de publicação da revista. Artigos recusados nesta etapa serão arquivados e os aprovados seguirão para a etapa seguinte.

Revisão por pares (Peer review): os artigos serão avaliados por, no mínimo, dois especialistas da área temática dentre os avalidores ad hoc inscritos como membros do Comitê Científico/Avaliadores da revista, pertencentes a diferentes instituições brasileiras e de outros países. A avaliação é duplo-cega, em que a identidade, tanto do revisor quanto do autor, é ocultada de ambas as partes, podendo ou não os pareceres serem publicados junto ao artigo. Os avaliadores farão a apreciação do artigo levando em consideração as seguintes diretrizes de avaliação: clareza de redação, fluidez da leitura; compatibilidade com um documento científico; atualidade e adequação da base teórico-conceitual; clareza e alinhamento do objeto de estudo ao foco e escopo da revista; objetivos claramente explicitados e alinhados no resumo, introdução e conclusão; percurso metodológico bem explicado e adequado aos propósitos do artigo; boa apresentação e discussão dos resultados, dialogando com a base teórico-conceitual; conclusões concisas e compatíveis com a metodologia empregada e com os resultados do trabalho; originalidade e contribuição do artigo para a área de conhecimento. Após emitir seu parecer descritivo e inseri-lo na página da revista, o revisor deverá selecionar uma dentre as seguintes possibilidades de recomendação: Aceitar; Correções Obrigatórias ou Rejeitar.

Envio dos pareceres: Após a avaliação pelos pareceristas ad hoc, o editor encaminhará os pareceres ao autor responsável, indicando os aspectos que necessitam de correção, complementação ou aprimoramento. O autor deverá realizar as modificações dentro do prazo estabelecido.

Revisão do Autor: No retorno do manuscrito, o autor deve evidenciar as alterações realizadas no texto e anexar uma carta-resposta detalhada, esclarecendo como cada sugestão foi incorporada ou, quando necessário, justificando eventuais discordâncias. Essa fase é essencial para assegurar o rigor científico e a qualidade editorial do trabalho antes da deliberação final.

Decisão Editorial: Com base nos pareceres e na versão revisada, os Editores da Revista comunicarão aos autores a decisão editorial quanto à aceitação ou rejeição do manuscrito. Caso sejam necessárias novas adequações de conteúdo ou estrutura, estas serão indicadas aos autores, que deverão providenciá-las. Os Editores também poderão sugerir ajustes de forma, visando alinhar o texto às normas editoriais e ao padrão gráfico da revista.

Publicação da Versão pré-proof: Após o aceite do artigo a Revista publicará a versão aceita sem alterações, com marca d’água informando que se trata de uma versão não editada do artigo, com a seguinte informação: Esta é uma versão preliminar e não editada de um manuscrito que foi aceito para publicação na Revista Desenvolvimento em Questão. Como um serviço aos nossos leitores, estamos disponibilizando esta versão inicial conforme aceita. O manuscrito ainda passará por revisão, formatação e aprovação pelos autores antes de ser publicado em sua forma final. A publicação, neste momento, já terá o registro do DOI. Posteriormente o editor entrará em contato para a substituição pela versões definitivas.

Revisão do Português: Todos os artigos aprovados passam por uma revisão linguística e revisão das referências. Pequenos ajustes que não comprometem a compreensão do conteúdo são realizados pelos revisores 

Diagramação: O artigo será diagramado conforme o formato final de publicação da revista, respeitando seu padrão gráfico e visual.

Prova: A versão diagramada será enviada ao autor para conferência final, permitindo a realização de ajustes exclusivamente linguísticos ou correções pontuais que não comprometam o conteúdo nem alterem a estrutura do artigo. Eventuais correções devem ser comunicadas dentro do prazo estipulado pela Editoria.

Versão Final: Após a aprovação da prova final, a versão pre-proof e substituída pela versão definitiva no site da revista.

 

8. 2. Controle de Qualidade do Processo Editorial

Qualidade Editorial: A editora e o comitê editorial são responsáveis por assegurar a qualidade tanto do conteúdo publicado quanto de todo o processo editorial. Ambos devem seguir rigorosamente os princípios da ética editorial, observando o cumprimento das etapas do fluxo editorial e a padronização dos critérios de avaliação. A Revista divulga publicamente os nomes dos editores, juntamente com suas informações de filiação institucional e ORCID.

Qualidade dos Avaliadores Ad Hoc: A seleção dos avaliadores ad hoc é criteriosa e visa garantir a qualidade e a imparcialidade das avaliações. São escolhidos avalidores que sejam ativos e produtivos na área temática do manuscrito, com experiência recente e reconhecida no campo. Além disso, é considerado o histórico de avaliações anteriores, priorizando aqueles que demonstraram comprometimento com os prazos e qualidade nas análises. A revista assegura que os revisores não possuam conflitos de interesse e que não tenham vínculos de coautoria ou colaboração recente com os autores do manuscrito avaliado. A lista de avaliadores ad hoc que realizaram parecer para a revista é publicada anualmente.

Qualidade da Decisão Editorial: As decisões editoriais devem priorizar, acima de tudo, a validade científica do artigo e sua relevância para a comunidade acadêmica. O editor deve se orientar pelas diretrizes do conselho editorial da revista e deve respeitar os requisitos legais relacionados à difamação, violação de direitos autorais e plágio.

As decisões são fundamentadas nos pareceres emitidos por avaliadores ad hoc, com base na qualidade e no mérito científico do manuscrito. O processo de avaliação é conduzido de forma imparcial, sem qualquer discriminação relacionada à raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade ou posicionamento político dos autores.

A revista adota o sistema de avaliação por dupla revisão cega, no qual revisores e autores permanecem mutuamente anônimos, com o objetivo de evitar qualquer tipo de viés durante o processo avaliativo.

Qualidade Após a Publicação: A Revista adota o modelo de acesso aberto, o que significa que todos os artigos são disponibilizados ao público de forma imediata e gratuita assim que publicados online. Qualquer pessoa pode acessar, ler e examinar o conteúdo completo dos textos livremente, sem restrições, favorecendo a transparência e a reprodutibilidade científica.

A revista está aberta a comentários, dúvidas e sugestões referentes aos artigos publicados. Leitores que desejarem podem enviar uma carta ao Editor com suas considerações.

Em caso de identificação de possíveis erros científicos ou questões éticas envolvendo algum artigo publicado, solicitamos que entrem em contato com a equipe editorial. Assim que notificados, iniciaremos os procedimentos necessários para apuração. Caso as falhas sejam confirmadas, adotaremos as medidas cabíveis, como correção ou retratação formal, de acordo com as diretrizes éticas internacionais.

 

9.  Guia de orientações aos pareceristas e Critérios de Avaliação dos artigos

A Revista Desenvolvimento em Questão tem o compromisso de promover a divulgação de pesquisas científicas relevantes e de alta qualidade na área de Planejamento Urbano e Regional / Desenvolvimento. A seguir apresentamos os critérios de avaliação Peer Rewiew:

Conformidade com as Normas da Revista: O manuscrito segue rigorosamente as normas de apresentação da Revista Desenvolvimento em Questão, garantindo a padronização e a uniformidade nas publicações?

Clareza do Problema Investigado: O problema investigado é claramente formulado e apresentado, permitindo uma compreensão precisa dos objetivos do estudo?

Contribuição do estudo: O manuscrito, é relevante e inovador, acrescentando conhecimentos à área de Planejamento Urbano e Regional / Desenvolvimento?

Relevância Nacional ou Internacional: O artigo apresenta relevância que ultrapassa o âmbito local, sendo capaz de contribuir para o cenário nacional ou internacional das pesquisas em Planejamento Urbano e Regional / Desenvolvimento?

Análise da Literatura Científica: A revisão bibliográfica apresentada é pertinente e abrangente, demonstrando familiaridade com os trabalhos científicos já publicados relacionados ao tema do estudo?

Adequação do Método de Investigação: O método de pesquisa utilizado é apropriado para responder ao problema investigado, assegurando a confiabilidade e validade dos resultados?

Clareza e Replicabilidade do Método: A descrição do método é clara e detalhada, permitindo a replicação do estudo por outros pesquisadores?

Análise dos Dados: A análise dos dados é realizada de forma clara, apropriada e correta, proporcionando uma interpretação fundamentada dos resultados?

Apresentação Adequada dos Resultados: Os resultados são apresentados de maneira clara, objetiva, de modo adequado, facilitando a compreensão por parte dos leitores?

Discussão e Conclusões Embasadas: A discussão e a(s) conclusão(ões) são fundamentadas nos resultados apresentados e/ou na revisão bibliográfica atual e pertinente, proporcionando uma argumentação consistente?

Qualidade do Texto: O texto é claro, coerente e bem organizado, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico de qualidade?

Ao adotar esses critérios de avaliação, a Revista Desenvolvimento em Questão visa a manter um padrão elevado de excelência em suas publicações, proporcionando aos leitores e pesquisadores uma fonte confiável de conhecimento científico na área de Planejamento Urbano e Regional / Desenvolvimento.

 

10.  Publicação

10. 1. Tempo para Publicação

O tempo estimado para o processo de avaliação é de 5 meses, sendo o tempo total (da submissão até a publicação) de 9 meses.

 

10. 2. Publicação Pre-Proof

Após o aceite do artigo a Revista publicará a versão aceita sem alterações, com marca d’água informando que se trata de uma versão não editada do artigo, com a seguinte informação:

Esta é uma versão preliminar e não editada de um manuscrito que foi aceito para publicação na Revista Desenvolvimento em Questão. Como um serviço aos nossos leitores, estamos disponibilizando esta versão inicial conforme aceita. O manuscrito ainda passará por revisão, formatação e aprovação pelos autores antes de ser publicado em sua forma final.

A publicação, neste momento, já terá o registro do DOI. Posteriormente o editor entrará em contato para a publicação das versões definitivas.

 

10. 3. Declaração de Acesso aberto

A Revista Desenvolvimento em Questão é uma publicação de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para os usuários ou suas instituições. O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em consonância com o princípio da disseminação do conhecimento científico.

Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, inclusive para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam atribuídos ao(s) autor(es) e à fonte original.

Em conformidade com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI), os usuários têm permissão para ler, copiar, distribuir, imprimir, buscar, criar links para os textos completos dos artigos ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, sem necessidade de solicitação prévia ao editor ou aos autores.

As opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a posição da revista ou de seu corpo editorial.

 

10. 4. Direitos Autorais e Propriedade Intelectual

Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:

Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:

Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;

Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.

Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:

Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.

Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.

Avisos:

A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.

A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).

A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.

Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.

A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.

Contrato de Licença: Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.

 

10. 5. e-location

A Revista Desenvolvimento em Questão adota o sistema de e-location para cada artigo publicado. Os artigos perdem a informação de paginação contínua e sequencial (ex: 1-15; 16-25) e passam a apresentar um identificador eletrônico chamado de e-location (Ex: e13264; e13965) que é apresentado no PDF em “como citar”. A informação de quantidade de páginas dos artigos continua a ser inserida somente nos PDFs apenas para facilitar o controle da quantidade de páginas.

 

10. 6. Taxas para publicação

A Revista Desenvolvimento em Questão não cobra qualquer taxa pela Submissão e Avaliação.

Para assegurar sua periodicidade, regularidade, qualidade e o acesso aberto aos manuscritos publicados, é cobrada uma taxa de editoração no valor de R$ 500,00 sobre os textos Aceitos para Publicação, destinada aos custos de revisão, diagramação, registro do DOI e manutenção da revista.

O pagamento é realizado via PayPal após o aceite do artigo ou mediante depósito:

BANCO DO BRASIL - Ag.: 0371-9 - Cc.: 7458-6 - O código identificador é o CPF do depositante ou CNPJ – FIDENE: 90738014/0001-08

BANRISUL – Ag.: 0220 - Cc.: 2400159201

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – Ag.: 4311 – Operação: 003 – Conta:122-4

SICREDI – Ag.: 0361 – Conta: 8001-2

PIX (CNPJ) – 90.738.014/0001-08

No caso de o pagamento ser por depósito ou pix, o autor correspondente deve encaminhar para o e-mail revistaseletronicas@unijui.edu.br  o comprovante de pagamento e informações para emissão de nota fiscal: 

Nome completo; CPF; Endereço completo; E-mail, Título do artigo; demais informações que precise que conste na Nota Fiscal.

Qualquer dúvida contatar a revista pelo e-mail: revistaseletronicas@unijui.edu.br 

 

Alterado em 11 de junho de 2025.

Artigos

  

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA

A Revista Desenvolvimento em Questão está recebendo preferencialmente artigos de pesquisadores de Programas da Área PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA da CAPES.

Declaración de privacidad

Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.