Ações que Contribuem com o Desenvolvimento de Municípios do Sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.105-132Palavras-chave:
Desenvolvimento Municipal, Agricultura Familiar, Análise de RegressãoResumo
No Brasil, 81% dos municípios são essencialmente rurais. Com isso, para que se tenha desenvolvimento local, em muitos casos, é necessário que se tenha desenvolvimento rural. Sendo assim, ações voltadas, para contribuir com o desenvolvimento, devem direcionar esforços para o meio rural, principalmente, para o fortalecimento da agricultura familiar. O presente estudo foi conduzido com o objetivo avaliar, na opinião dos agricultores familiares, as ações voltadas à agricultura familiar que contribuem com o desenvolvimento em municípios localizados na região Sul de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada junto aos agricultores familiares de 15 municípios do Sul de Minas Gerais, totalizando 205 entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise de Regressão Múltipla. Como conclusão, destaca-se a importância de ações voltadas à agricultura familiar que possibilitem alternativas para a comercialização do excedente produzido pelos agricultores familiares. Além disso, torna-se relevante a existência de ações que deem orientação técnica e gerencial aos agricultores familiares, possibilitando que estes possam melhorar seus resultados, bem como, o desenvolvimento de seus municípios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.