Educação e Alfabetização Financeira de Alunos de Graduação em uma IES Catarinense

FINANCIAL EDUCATION AND FINANCIAL LITERACY OF COLLEGE STUDENTS ON A SANTA CATARINA FEDERAL INSTITUTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11099

Palavras-chave:

Comportamento Financeiro. Ensino Superior. Desenvolvimento Econômico.

Resumo

Atualmente, o acesso à informação e ao conhecimento financeiro são fundamentais na sociedade, e quando se visualiza o mundo globalizado, são necessárias ações que auxiliem as pessoas a tomarem decisões importantes, tanto na obtenção do bem-estar individual quanto social. Estas ações podem se relacionar a Educação e a alfabetização financeira, termos que se confundem facilmente. Enquanto a educação financeira se define como um processo em que consumidores e investidores aperfeiçoam sua compreensão sobre conceitos, riscos e produtos financeiros, a alfabetização financeira se traduz como uma associação de consciência, habilidade, conhecimento e comportamento necessário para tomar decisões relacionadas a finanças, bem como alcançar o próprio bem-estar financeiro. Esta pesquisa buscou investigar e analisar o nível de educação e alfabetização financeira de estudantes de graduação do Instituto Federal Catarinense – IFC, e também identificar e elencar fatores e comportamentos influentes em sua educação e alfabetização financeira. Como resultado, identificou-se que entre os respondentes, 57,64% foram considerados alfabetizados e educados financeiramente, de acordo com a escala proposta no estudo. Este percentual está alinhado com a média de países com economias consolidadas e elevados índices socioeconômicos, tais como os do continente europeu. Essa média é, ainda, amplamente superior à da maioria dos países da América Latina. Ainda, evidenciou-se que fatores como região de origem, renda, empregabilidade e tipo de residência não influenciaram de maneira significativa no nível de educação e alfabetização financeira dos estudantes. No entanto, gênero, formação, escolaridade dos pais e idade se mostraram influentes neste nível analisado.

Biografia do Autor

Adenes Sabino Schwantz, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Professor do Instituto Federal Catarinense (IFC).  http://lattes.cnpq.br/6371110273063682. https://orcid.org/0000-0001-8906-0867. adenes.schwantz@ifc.edu.br

César Augustus Winck, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). http://lattes.cnpq.br/7473352665950895.  https://orcid.org/0000-0002-9829-1824. cesar.cepan@gmail.com

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Publicado

2021-11-24

Como Citar

Schwantz, A. S., & Winck, C. A. (2021). Educação e Alfabetização Financeira de Alunos de Graduação em uma IES Catarinense: FINANCIAL EDUCATION AND FINANCIAL LITERACY OF COLLEGE STUDENTS ON A SANTA CATARINA FEDERAL INSTITUTE. Desenvolvimento Em Questão, 19(56), 225–245. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11099

Edição

Seção

Artigos