Educação e Alfabetização Financeira de Alunos de Graduação em uma IES Catarinense
FINANCIAL EDUCATION AND FINANCIAL LITERACY OF COLLEGE STUDENTS ON A SANTA CATARINA FEDERAL INSTITUTE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11099Palabras clave:
Comportamento Financeiro. Ensino Superior. Desenvolvimento Econômico.Resumen
Atualmente, o acesso à informação e ao conhecimento financeiro são fundamentais na sociedade, e quando se visualiza o mundo globalizado, são necessárias ações que auxiliem as pessoas a tomarem decisões importantes, tanto na obtenção do bem-estar individual quanto social. Estas ações podem se relacionar a Educação e a alfabetização financeira, termos que se confundem facilmente. Enquanto a educação financeira se define como um processo em que consumidores e investidores aperfeiçoam sua compreensão sobre conceitos, riscos e produtos financeiros, a alfabetização financeira se traduz como uma associação de consciência, habilidade, conhecimento e comportamento necessário para tomar decisões relacionadas a finanças, bem como alcançar o próprio bem-estar financeiro. Esta pesquisa buscou investigar e analisar o nível de educação e alfabetização financeira de estudantes de graduação do Instituto Federal Catarinense – IFC, e também identificar e elencar fatores e comportamentos influentes em sua educação e alfabetização financeira. Como resultado, identificou-se que entre os respondentes, 57,64% foram considerados alfabetizados e educados financeiramente, de acordo com a escala proposta no estudo. Este percentual está alinhado com a média de países com economias consolidadas e elevados índices socioeconômicos, tais como os do continente europeu. Essa média é, ainda, amplamente superior à da maioria dos países da América Latina. Ainda, evidenciou-se que fatores como região de origem, renda, empregabilidade e tipo de residência não influenciaram de maneira significativa no nível de educação e alfabetização financeira dos estudantes. No entanto, gênero, formação, escolaridade dos pais e idade se mostraram influentes neste nível analisado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.