Inovação e Desenvolvimento: Entre Saídas e Escapes
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12278Palabras clave:
Inovação, Desenvolvimento Socioeconômico, DesigualdadeResumen
A inovação foi responsável por saltos significativos de desenvolvimento ao longo do tempo, promovendo prosperidade econômica e bem-estar social. Esses avanços, entretanto, não foram suficientes para conter o crescente aumento da desigualdade no mundo e têm posto em questionamento o impacto das inovações modernas diante das passadas. Dada essas considerações, este artigo de abordagem ensaística tem como objetivo discutir a influência da trajetória do campo de inovação no desenvolvimento das sociedades e os rumos que podem ser tomados para uma inovação que promova desenvolvimento mais justo e igualitário. Para tanto, são discutidos os paradigmas tecnoeconômicos representados pelas cinco grandes ondas de inovação, o impacto esperado das inovações diante das demandas atuais, e as ações que podem ser desenvolvidas para inovações que tragam desenvolvimento socioeconômico mais igualitário. Espera-se que os insights gerados neste ensaio possam trazer um olhar crítico sobre o papel da inovação na redução da desigualdade no mundo e contribuam para o desenvolvimento de novas pesquisas acerca da temática, além de estimular a formação de discursos de desenvolvimento que tragam perspectivas mais justas e inclusivas e que denunciem os efeitos perversos da inovação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Desenvolvimento em Questão

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.