Metodologias participativas: Possibilidades para o fortalecimento teórico da gestão social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2025.62.16002

Palabras clave:

Metodologias Participativas, Gestão Social, DRPE

Resumen

No cotidiano das práticas organizacionais e sociais, a Gestão Social evolui e se enriquece com a contribuição de diversos saberes, que vão além dos conhecimentos técnicos acadêmicos, incluindo também as vivências e experiências comunitárias. Este estudo tem como objetivo destacar o uso de metodologias participativas como uma alternativa para fortalecer e consolidar os pressupostos teóricos da Gestão Social.  Ao adotar tais metodologias, que fomentam a ação coletiva e a aprendizagem compartilhada, proporciona-se aos participantes o acesso aos processos decisórios, resultando no fortalecimento e capacitação tanto dos atores envolvidos quanto das organizações. Essas abordagens alinham-se aos princípios fundamentais da Gestão Social, os quais preconizam uma atuação ativa nas esferas públicas em prol de objetivos comuns e da emancipação dos indivíduos. Destaca-se, assim, a importância crucial da colaboração e da participação efetiva na concepção de soluções sociais sustentáveis e inclusivas. Nesse sentido, este artigo contribui para o campo da Gestão Social ao propor a utilização de metodologias participativas como ferramentas para fortalecer e consolidar seus pressupostos teóricos. A pesquisa destaca o Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador (DRPE) como um exemplo eficaz de metodologia que se alinha aos princípios da Gestão Social, enfatizando a participação, o diálogo e a emancipação. Por meio da análise do DRPE, o artigo evidencia como a utilização de métodos participativos, que valorizam a voz e a experiência dos indivíduos, fortalece a Gestão Social e promove a autonomia cidadã, aspectos essenciais para o fortalecimento do bem comum.

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Publicado

2025-01-02

Cómo citar

do Carmo, G., Pereira, J. R., & Rezende, V. A. (2025). Metodologias participativas: Possibilidades para o fortalecimento teórico da gestão social. Desenvolvimento Em Questão, 23(62), e16002. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2025.62.16002

Número

Sección

Artigos