INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL: Construindo um Ambiente Terapêutico em um Caps Infanto-Juvenil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1055-1060Resumo
Dentre os serviços substitutivos propostos para o atendimento à saúde mental, destaca-se os CAPS, que acolhem indivíduos portadores de transtornos mentais graves. Seu funcionamento é norteado pela chamada clínica ampliada, que se diferencia da prática clínica tradicional ao pretender que os pacientes sejam percebidos em sua totalidade e que as atividades realizadas considerem a singularidade dos indivíduos atendidos. Ainda, ao conceito de clínica ampliada se soma a noção de ambiência, segundo a qual o “ambiente” não se restringe ao espaço físico, mas amplia-se ao espaço social e de relações interpessoais. Na prática, sabe-se que esses pressupostos nem sempre são observados. A partir dessa constatação, este relato de experiência objetiva apresentar um projeto de extensãorealizado em um CAPSi, que desenvolve na instituição a implementação de um “espaço permanente de convivência”.O projeto oportunizou flexibilização no que se refere às práticas do serviço e aos relacionamentos profissionais pacientes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.