Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito em questão é original, inédito e não foi submetido a outro periódico nem o será enquanto estiver sob avaliação na Revista Contexto & Saúde.
  • O manuscrito não foi publicado total ou parcialmente em nenhum outro meio e não se assemelha substancialmente a nenhum outro trabalho meu ou de terceiros.
  • Todos os dados apresentados no artigo são legítimos e autênticos.
  • Os autores contribuíram ativamente para a concepção deste trabalho, assumindo total responsabilidade pelo seu conteúdo. Não omitiram quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e empresas que possam ter interesse na publicação deste artigo. Todas as pessoas que colaboraram com este estudo, mas não se qualificaram para autoria, foram devidamente reconhecidas na nota de agradecimentos mediante autorização por escrito dos autores mencionados.
  • Qualquer conflito de interesse foi informado e qualquer apoio financeiro recebido para esta pesquisa foi devidamente divulgado e reconhecido.
  • As pesquisas que envolvem seres humanos devem conter o número do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e pesquisas que envolvem experimentos com animais devem conter o número do parecer da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). O autor deve enviar no momento de transferência do manuscrito, DOCUMENTO DE APROVAÇÃO DO CEP ou CEUA. A aprovação no CEP ou CEUA não deve ser superior a cinco anos.
  • Concordar integralmente com a Política de Acesso Público e Direitos Autorais adotada pela Revista Contexto e Saúde, que utiliza a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Essa licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito à criação original. Assim, deve ser concedido à revista o direito de realizar a primeira publicação deste trabalho com o devido reconhecimento de autoria.
  • O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores, além de estar em formato Word for Windows ou compatível.
  • As referências deverão estar de acordo com as normas da Revista (Vancouver).
  • Concordar com a publicação PRE-PROOF do artigo. Ou seja, após o aceite o artigo já pode ser publicado em sua versão sem edição (revisão e diagramação). Realizadas a revisão e a diagramação pela Editora Unijuí, os autores devem comprometer-se a fazer as modificações solicitadas para publicação em sua versão final.
  • Os autores submetem junto ao manuscrito a CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO
  • O autor deve enviar no momento de transferência do manuscrito, o FORMULÁRIO SOBRE CONFORMIDADE COM A CIÊNCIA ABERTA (ver normas de submissão).
  • Os autores serão solicitados a traduzir os artigos aceitos para publicação para o inglês, sendo responsáveis pelos custos integrais da tradução.
  • Há ciência de que os artigos aceitos para publicação, terão uma taxa de editoração no valor de R$ 600,00.

Diretrizes para Autores

TRANCAMENTO DE SUBMISSÕES

Comunicamos que, devido ao elevado volume de artigos em avaliação, a Revista Contexto & Saúde não aceitará novas submissões até 31 de outubro de 2025.

 

1. Instruções gerais para submissão; 2. Categorias de artigos aceitos para publicação; 3. Idiomas; 4. Estrutura do Manuscrito; 5. Formatação do manuscrito; 6. Carta de apresentação do Artigo; 7. Informações gerais sobre autoria / Taxonomia CRediT; 8. Considerações acerca do emprego de Chatbots em manuscritos submetidos; 9. Processo Editorial; 9. 1. Etapas do Processo Editorial; 9. 2. Controle de Qualidade do Processo Editorial; 10. Guia de orientações aos pareceristas e Critérios de Avaliação dos artigos; 11. Ensaio Clínico; 12. Guias para apresentação do texto; 13. Ética na Pesquisa; 13. 1. Código de Conduta Editorial: Declaração de Procedimentos Impróprios em Publicações; 13. 2. Comitê de Ética; 13. 3. Políticas Editoriais; 14. Ciência aberta; 14. 1. Pre-prints; 14. 2. Disponibilidade de Dados de Pesquisa e outros Materiais; 14. 3. Abertura da avaliação por pares e identificação do editor associado; 15. Publicação; 15. 1. Tempo para Publicação; 15. 2. Publicação em Inglês; 15. 3. Publicação Pre-Proof; 15. 4. Declaração de Acesso aberto; 15. 5. Direitos Autorais e Propriedade Intelectual; 15. 6. e-location; 15. 7. Taxas para publicação.

 

FORMULÁRIO SOBRE CONFORMIDADE COM A CIÊNCIA ABERTA

CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO

TAXONOMIA CREDIT (Taxonomia de Contribuições de Autoria)

 

1. Instruções gerais para submissão

Para realizar a submissão, o autor correspondente deve realizar o cadastro no sistema da Revista Contexto & Saúde. Caso já possua um registro, basta fazer o login com seu nome de usuário. Em caso de dificuldades de acesso, entre em contato pelo e-mail: revistaeletronicas@unijui.edu.br

Os manuscritos submetidos não devem ter sido enviados previamente a outras publicações (eletrônicas ou impressas). A contribuição deve ser original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, ou publicado em anais de congressos.

Ao início da submissão o autor deve concordar com as Condições para submissão - Requisitos para Envio de Manuscrito e com os termos da declaração de direitos autorais (item 1).

Na submissão o autor correspondente deve encaminhar no item 2 (Transferência do manuscrito):

Artigo nas normas da revista.

Carta de apresentação do artigo (ver em anexo as normas).

Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta (ver em anexo as normas).

Para pesquisas que envolvem seres humanos, o autor correspondente deve enviar documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Para pesquisas que envolvem experimentos com animais, o autor correspondente deve enviar documento de aprovação do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA).

 

2. Categorias de artigos aceitos para publicação

Artigos originais: Artigos com o objetivo de divulgar resultados de pesquisa original e inédita que possam ser replicados e/ou generalizados.

Artigos de revisão: Estudos com a proposta de serem avaliativos, críticos e sistematizados, apresentando resultados de pesquisas originais e recentes. Seu propósito é estimular a discussão e introduzir o debate sobre aspectos relevantes e inovadores. Para isso, os autores devem expor o método de revisão utilizado, detalhar o processo minucioso de busca e explicar os critérios empregados para a seleção e classificação dos estudos primários incluídos. É essencial que esses artigos sejam sustentados por padrões de excelência científica e respondam a perguntas relevantes para as áreas da saúde. Dentre os métodos de revisão que podem ser publicados, destacam-se: Revisão sistemática com metanálise ou metassíntese, integrativa ou escopo.

 

3. Idiomas

A Revista Contexto & Saúde aceita manuscritos nos idiomas português, inglês ou espanhol. Os autores devem garantir que o manuscrito esteja devidamente escrito no idioma escolhido, a fim de assegurar a clareza, a correção gramatical e a adequada comunicação científica.

 

4. Estrutura do Manuscrito

Título: que identifique o conteúdo do trabalho em até 15 palavras. Apresentá-lo no idioma do trabalho e em inglês.

Destaques (Highlights): pontos que transmitem as principais conclusões do estudo. Consiste em uma pequena coleção de afirmações que indicam as principais contribuições do texto submetido. Inclua de 3 a 5 desses aspectos. Cada um deve ter, no máximo, 85 caracteres, incluindo os espaços. Devem ser apresentados no idioma do artigo e em inglês.

Resumo: até 250 palavras, elaborado em parágrafo único. O resumo deve ser no idioma do trabalho e ser acompanhado de sua versão em inglês (Abstract).  O resumo deve conter descrições sobre: Objetivo, Método, Resultados e Conclusão. O objetivo deve ser claro e descrito no tempo verbal infinitivo. O Método deve conter o tipo de estudo, amostra, variáveis, instrumentos utilizados na pesquisa e o tipo de análise. Os Resultados devem ser concisos, informativos e apresentar os principais resultados descritos e quantificados, inclusive as características dos participantes e análise final dos dados. A Conclusão deve responder estritamente ao objetivo, expressar as considerações sobre as implicações teóricas ou práticas do estudo e as suas principais contribuições para o avanço do conhecimento científico. Não devem ser apresentadas citações de autores, local e ano da coleta de dados e siglas. Os ensaios clínicos devem apresentar o número do registro de ensaio clínico ao final do resumo. O número desse registro não será computado no número de palavras do resumo.

Descritores: de 3 a 6, que permitam identificar o assunto do trabalho, em português (Palavras-chave) e inglês (Keywords), conforme os “Descritores em Ciências da Saúde” (http://decs.bvs.br ) ou Mesh (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh ), podendo a Revista modificá-los, se necessário.

Introdução: deve apresentar o problema de pesquisa, a justificativa, a revisão da literatura (pertinência e relevância do tema) e os objetivos coerentes com a proposta do estudo.

Método: deve identificar o tipo de estudo (delineamento ou desenho do estudo), a população ou a amostra estudada, os critérios de seleção, o período do estudo e o local (quando aplicado), os procedimentos, os métodos estatísticos (quando apropriado) e as considerações éticas (nº de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa ou Comitê de Ética no Uso de Animais e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido).

Resultados: devem ser descritos em sequência lógica. Quando forem apresentados em tabelas e ilustrações o texto deve complementar e não repetir o que está descrito nestas. 

Discussão: deve conter a argumentação dos resultados em relação à literatura e à     interpretação dos autores. Deve trazer com clareza a contribuição do trabalho e comentários a respeito das limitações do estudo.

Conclusões (Considerações Finais): deve destacar os achados mais importantes, levando em consideração a resposta ao objetivo do estudo e as implicações para a área.

Referências: recomenda-se o uso de, no máximo, 40 referências atualizadas (75% dos últimos cinco anos), sendo aceitáveis fora desse período, e no caso de constituírem referencial fundamental para o estudo, os autores devem justificar na Carta de apresentação do artigo.

Figuras e Tabelas: Figuras e Tabelas deverão ser inseridas no texto em ordem sequencial, numeradas na ordem em que são citadas no texto. Devem ser devidamente numeradas e legendadas. Em caso de utilização de figuras ou tabelas publicadas em outras fontes, citar a fonte original. São aceitas um total de 5 Figuras e/ou Tabelas.

Aspectos éticos: em pesquisas que envolvem seres humanos a submissão deverá conter o número do Parecer do Comitê de Ética, conforme prevê o Parecer 466/2012 do Ministério da Saúde, o qual deve vir anexo nos documentos complementares. Da mesma forma, as pesquisas que envolvam experimentos com animais devem guiar-se pelos princípios éticos adotados pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e deverá ser informado o número do Parecer da Comissão de Ética de Experimentação Animal (Ceua). O Parecer deve vir em anexo nos documentos complementares.

 

5. Formatação do manuscrito

Os artigos deverão ser digitados em folha A4, com espaço entre as linhas de 1,5 e margens superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2,5cm. Os artigos deverão ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo referências e anexos. Utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto para notas de rodapé, que deverão apresentar corpo 10. Para o título em português e inglês (obrigatório) utilizar fonte tamanho 12, em caixa alta, negrito e centralizado.

Figuras e Tabelas deverão ser inseridas no texto em ordem sequencial e numeradas na ordem em que são citadas no texto.

Número de páginas totais: 20 páginas para artigos originais; 15 páginas para artigos de revisão.

Referências: 

As referências deverão estar em acordo com as normas Vancouver https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html . Recomenda-se até 50 referências (no máximo). Ao menos 75% das referências devem ser dos últimos 5 anos.

As referências citadas no corpo do texto devem ser listadas consecutivamente, em algarismos arábicos sobrescritos, sem citar os nomes dos autores (exceto aquelas que constituam referências teóricas ou metodológicas). Quando forem sequenciais, indicar o primeiro e o último algarismos, separados por hífen. Ex.: 1-3; quando intercalados, eles devem ser separados por uma vírgula. Ex.: 1-2,4.

Entre a citação numérica e a palavra que a precede não deve haver espaço. Exemplo: Coronavírus3-6,16,21.

Não deve ser mencionada a indicação da página consultada para a referência citada no artigo.

As referências bibliográficas utilizadas serão apresentadas no final do artigo, listadas na ordem em que aparecem no texto.

Exemplos de referência:

LIVRO: 6 Rios TA. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 2. ed. São Paulo: Cortez; 2001.

ARTIGO EM PERIÓDICO: 5 Pai SD, Langendorf TF, Rodrigues MCS, Romero MP, Loro MM, Kolankiewicz ACB. Validação psicométrica de instrumento que avalia a cultura de segurança na Atenção Primária. Acta paul enferm. 2019;32(6):642-650. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201900089

DISSERTAÇÕES E TESES: Preferencialmente não usar, por ser considerada literatura cinzenta. Ex.: 8 Vaz, SMCV. Análise da incidência de sepse tardia em neonatos assistidos em uma Unidade de Terapia Intensiva [dissertação de mestrado]. Ijuí, RS: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí; 2022. 105 p.

Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser numeradas ao longo do texto e utilizadas apenas quando efetivamente necessárias. Nas Tabelas e Figuras as notas de rodapé devem ser indicadas por símbolos (*, †, ‡, § ...).

Tabelas: A formatação das tabelas deve ser realizada utilizando a funcionalidade de tabelas do Microsoft Word, empregando a fonte Times New Roman com tamanho 10 e espaçamento simples entre as linhas. Cada dado a ser inserido na tabela deve ocupar uma célula específica, separados por linhas e colunas, garantindo que não haja células vazias. O título da Tabela deve ficar na parte superior dessa, e a fonte na parte inferior (Ex.: Fonte: Os autores).     

É fundamental que cada coluna da tabela seja devidamente identificada para que os dados possam ser compreendidos de maneira clara e organizada. Os traços internos nas tabelas devem ser inseridos apenas abaixo e acima do cabeçalho, bem como na última linha da tabela, para destacar as informações principais e separar visualmente os diferentes conjuntos de dados.

Esta instrução deve ser seguida rigorosamente para garantir a apresentação correta das informações e proporcionar uma leitura eficiente e precisa dos dados contidos nas tabelas.

Figuras: Figuras são representações visuais, como quadros, gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas e fotos. Para a identificação e referência dessas figuras no texto elas devem ser denominadas apenas como "Figura", seguido do número correspondente (por exemplo, Figura 1, Figura 2, etc.). O título das Figuras, incluindo quadros, gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas e fotos, deve ficar na parte inferior, assim como a referida fonte (Ex.: Fonte: Os autores).

Quadros: Devem apresentar informações textuais, não numéricas, e devem ser delimitados por linhas nas laterais e com linhas internas para melhor organização. Quando um quadro for extraído de outras publicações é necessário fornecer a devida referência. Caso seja construído pelos autores deverá constar: Fonte: Elaborado pelos autores.

Gráficos: Devem estar nítidos e legíveis. Quando um gráfico for extraído de outras publicações      é necessário fornecer a devida referência à fonte. Caso seja construído pelos autores deverá constar: Fonte: Elaborado pelos autores.

Esquemas, Desenhos, fluxogramas: deverão ser construídos com ferramentas adequadas e serem apresentados de forma nítida e legível. Quando forem extraídos de outras publicações      é necessário fornecer a devida referência à fonte. Caso seja construído pelos autores, deverá constar: Fonte: Elaborado(a) pelos autores.

Fotos: As fotos deverão estar nítidas e serem enviadas em alta resolução.

Depoimentos de participantes dos estudos: Para as pesquisas de cunho qualitativo, que apresentem trechos de depoimentos dos entrevistados, deve ser utilizado recuo de 1,25cm da margem esquerda, sem itálico, sem aspas e com a identificação do depoente depois do ponto e entre parênteses. Exemplo: A pesquisa qualitativa apresenta os depoimentos dos participantes. (Suj1).

 

6. Carta de apresentação do Artigo

No momento da submissão o autor correspondente deve encaminhar a Carta de apresentação do artigo. O modelo da carta consta nas normas da revista. Nesta é solicitado:

INFORMAÇÕES DO AUTOR CORRESPONDENTE: Nome do autor correspondente; instituição do autor correspondente; endereço completo da instituição do autor correspondente.

INFORMAÇÕES GERAIS DO ARTIGO: Título do manuscrito; categoria do manuscrito (artigo original ou artigo de revisão); artigo de dissertação/tese, projeto; fontes de financiamento; contribuição do estudo.

INFORMAÇÕES DOS AUTORES: Nome, instituição, cidade/UF, país dos autores, lattes (se autor brasileiro) e Orcid; detalhamento das contribuições específicas dos autores (taxonomia CRediT).

SUGESTÃO DE REVISOR AD HOC: O autor correspondente deve sugerir revisor Ad hoc para o artigo, sendo obrigatório este ser um pesquisador doutor e não estar vinculado com a instituição dos autores. 

Através da carta os autores do manuscrito confirmam que:

O manuscrito em questão é original, inédito e não foi submetido a outro periódico nem o será enquanto estiver sob avaliação na Revista Contexto & Saúde.  

O manuscrito não foi  publicado na íntegra ou em parte em nenhum outro meio de divulgação, e não se assemelha, substancialmente, a qualquer outro trabalho de minha autoria ou de terceiros. 

Todos os dados apresentados no artigo são legítimos e autênticos.

Os autores contribuíram ativamente para a concepção deste trabalho, assumindo total responsabilidade pelo seu conteúdo. Não omitiram quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e empresas que possam ter interesse na publicação deste artigo. Todas as pessoas que colaboraram com este estudo, mas não se qualificaram para autoria, foram devidamente reconhecidas na nota de agradecimentos mediante autorização por escrito dos autores mencionados.

Qualquer conflito de interesse foi informado e qualquer apoio financeiro recebido para esta pesquisa foi devidamente divulgado e reconhecido.

Os autores concordam em servir como parecerista no processo de revisão de manuscritos quando solicitado pela Revista.

Declaram que  todos os princípios éticos de pesquisa envolvendo seres humanos e/ou animais foram rigorosamente seguidos em conformidade com a Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) de 2023. Todos os documentos pertinentes que comprovam a observância desses princípios estão sendo enviados juntamente com o manuscrito, e há uma clara descrição do cumprimento dessas normas na seção "Metodologia/Métodos".

Os dados apresentados no artigo não são resultados de má conduta científica, incluindo produção de dados falsos, uso indevido de material de terceiros (como tabelas, gráficos, quadros, figuras, escalas, desenhos, instrumentos, questionários, validação de metodologias e outras ilustrações), plágio, autoplágio ou duplicidade. Declaram ser o único autor e proprietário dos direitos autorais. Caso o artigo contenha material de terceiros, os autores confirmam que obtiveram permissão prévia para sua reprodução, evitando qualquer violação dos direitos autorais ou de propriedade intelectual de terceiros, em conformidade com a Lei nº 9.610/98.

Concordam integralmente com a Política de Acesso Público e Direitos Autorais adotada pela Revista Contexto & Saúde, que utiliza a Licença Creative Commons – CC BY. Essa licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do meu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito à criação original. Assim, concedem à Revista o direito de realizar a primeira publicação deste trabalho com o devido reconhecimento de autoria.

Concordam com a publicação PRE-PROOF do artigo. Ou seja, após o aceite, o artigo já pode ser publicado em sua versão sem edição (revisão e diagramação). Realizadas a revisão e a diagramação pela Editora Unijuí, os autores se comprometem a fazer as modificações solicitadas para publicação em sua versão final.

Concordam que, caso o manuscrito seja aprovado para publicação, os autores farão sua tradução para o idioma inglês. Os mesmos arcarão integralmente com os custos da tradução e/ou revisão.

 

7. Informações gerais sobre autoria / Taxonomia CRediT

O nome dos autores não deve constar no documento do artigo, apenas em metadados no sistema de submissão e na Carta de Apresentação. 

Em metadados da submissão deve constar o e-mail, o Orcid e a instituição de cada um dos autores. Em instituição podem ser incluídas até três hierarquias institucionais de afiliação, por exemplo: “Universidade, Faculdade e Departamento/Programa”.

O número máximo de autores é limitado a oito, com a possibilidade de considerar exceções mediante uma justificativa adequada para a inclusão. A inclusão de autores cujas contribuições não se alinham aos critérios estabelecidos não será aceita como justificativa para a inserção como autor. Esses colaboradores, no entanto, podem ser reconhecidos e incluídos na seção de Agradecimentos destinada a reconhecer instituições ou pessoas que apoiaram a pesquisa ou colaboraram com o estudo, mas que não se qualificaram como autores.

Será avaliada cuidadosamente a participação e contribuição de cada indivíduo no desenvolvimento do trabalho, a fim de garantir que apenas aqueles que cumpriram os critérios de autoria sejam listados como autores. O objetivo dessa política é garantir a transparência e a adequada atribuição de créditos aos envolvidos no estudo, ao mesmo tempo em que se mantém a integridade e a validade do trabalho acadêmico. Os critérios de autoria são estabelecido pelo International Committe of Medical Journal Editors - ICMJE https://www.icmje.org/recommendation

O detalhamento das contribuições específicas dos autores deve ser registrado na Carta de Apresentação de Artigo.

CRediT (Taxonomia de Contribuições de Autoria), é uma estrutura de classificação abrangente que compreende 14 papéis distintos, cada um representando as funções típicas desempenhadas por colaboradores na criação de trabalhos acadêmicos e científicos. Estes papéis descrevem as contribuições específicas e individuais de cada autor para a pesquisa, permitindo uma representação detalhada das suas contribuições.

A finalidade primordial desta taxonomia é promover transparência no que diz respeito às contribuições individuais dos autores em trabalhos científicos, facilitando assim melhorias nos sistemas de atribuição, reconhecimento e prestação de contas. É importante ressaltar que um único contribuidor pode desempenhar mais de um papel na criação de uma obra, e a CRediT oferece uma estrutura para capturar essa multiplicidade de contribuições de forma clara e sistemática.

Conceituação: Ideia, formulação ou evolução de objetivos abrangentes.

Curadoria de dados: Administração de atividades para anotar (produzir metadados), limpeza de dados e manter dados de pesquisa (incluindo códigos de software, quando é necessário para a interpretação de dados em si) para uso inicial ou posterior reuso.

Análise Formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo.

Obtenção de financiamento: Obtenção de apoio financeiro para o projeto que deu origem a publicação.

Investigação: Condução de pesquisa e processo de investigação, especificamente fazendo experimentos ou coleta de dados/evidências.

Metodologia: Desenvolvimento ou criação de metodologia: criação de modelos.

Administração do projeto: Responsabilidade pela gestão e coordenação do planejamento e execução da pesquisa.

Disponibilização de ferramentas: Provisão de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostra laboratoriais, animais, instrumentação, computação de recursos ou outras ferramentas de análise.

Desenvolvimento, implementação e teste de software: Programação, desenvolvimento de software, criação de programas de computador, implementação de códigos e algoritmos, teste de componentes de códigos existentes.

Supervisão: Responsabilidade pela supervisão e liderança para o planejamento e execução de atividade de pesquisa, incluindo orientação externa a equipe principal.

Validação de dados e experimentos: Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicação/reprodutibilidade dos resultados/experimentos e outros resultados de pesquisa.

Design da apresentação de dados: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da visualização/apresentação dos dados.

Redação do manuscrito original: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da escrita da primeira redação (incluindo traduções substanciais).

Redação - revisão e edição: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, por aqueles que integram o grupo da pesquisa original, especialmente revisão crítica, comentários ou revisão, incluindo os processos de pré ou pós publicação.

Fontes: 

https://credit.niso.org/ 

https://scielo.readthedocs.io/projects/scielo-publishing-schema/pt_BR/master/narr/taxonomia-credit.html.

 

8. Considerações acerca do emprego de Chatbots em manuscritos submetidos 

Com o propósito de assegurar a integridade e a confiabilidade das conclusões e resultados expostos em manuscritos científicos que empregam Chatbots, além de manter a confiança pública nos avanços e resultados apresentados, a Revista Contexto & Saúde adota diretrizes específicas sobre os aspectos éticos associados ao uso dessas tecnologias em manuscritos científicos.

Transparência: Os autores devem adotar total transparência quanto à utilização de Chatbots no processo de redação do manuscrito, fornecendo informações detalhadas (nome, versão, modelo e fonte) sobre como a tecnologia foi empregada e qual foi a contribuição dos Chatbots na criação do texto.

Responsabilidade: Os autores devem assumir total responsabilidade pelo trabalho realizado pelos Chatbots em seus manuscritos, garantindo a precisão do que é apresentado e a inexistência de plágio. Ademais, os autores humanos devem assegurar a ausência de plágio em seus artigos, incluindo o texto gerado pelos Chatbots.

Atribuição: Os autores devem garantir a adequada atribuição de todas as fontes, inclusive do material produzido pelos Chatbots. Além disso, devem buscar e citar fontes que sustentem as declarações dos Chatbots.

Limitações: Os autores devem discorrer sobre as limitações e possíveis vieses do uso de Chatbots na produção de textos científicos, como a incapacidade de compreender nuances ou ambiguidades na linguagem.

A Revista Contexto & Saúde requer que os autores informem o emprego de Inteligência Artificial (IA) generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação, adicionando uma declaração no momento da submissão do manuscrito (item 2 – transferência do manuscrito). 

A declaração deve conter as seguintes informações:

"Declaração de Utilização de IA Generativa e Tecnologias Assistidas por IA no Processo de Redação".

"Durante o processo de elaboração deste artigo, o(s) autor(es) utilizou/utilizaram [NOME DA FERRAMENTA/SERVIÇO] com a finalidade de [FIM]. Após a utilização dessa ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisou/revisaram e editou/editaram o conteúdo conforme necessário e assume(m) total responsabilidade pelo teor da publicação."

Cabe destacar que essa declaração não se aplica ao uso de ferramentas básicas de revisão de texto, como corretores ortográficos e gramaticais, referências bibliográficas, entre outras. Caso não tenha havido utilização de IA generativa ou tecnologias assistidas por IA no processo de redação, a inclusão da declaração não é obrigatória.

 

9. Processo Editorial

A Revista Contexto & Saúde adota processos editoriais padronizados e práticas de garantia da qualidade em todas as etapas, a partir da recepção do manuscrito.

 

9. 1. Etapas do Processo Editorial

Pré-análise: em um primeiro momento o artigo é recebido pela equipe técnica que verifica as adequações às normas da revista. Após, o manuscrito será apreciado pelos membros do Comitê Editorial, que verificarão a sua adequação aos critérios gerais da revista e à política editorial. Serão recusados já nesta etapa artigos que: a) se configurarem como revisão bibliográfica; recorte de dissertação, tese, projeto ou relatório de pesquisa sem a devida adaptação; b) forem excessivamente descritivos e pouco analíticos; c) não apresentarem contribuição significativa para a área de conhecimento; d) não seguirem as normas de publicação da revista. Artigos recusados nesta etapa serão arquivados e os aprovados seguirão para a etapa seguinte.

Revisão por pares (Peer review): os artigos serão avaliados por, no mínimo, dois especialistas da área temática dentre os avalidores ad hoc inscritos como membros do Comitê Científico/Avaliadores da revista, pertencentes a diferentes instituições brasileiras e de outros países. A avaliação é duplo-cega, em que a identidade, tanto do revisor quanto do autor, é ocultada de ambas as partes, podendo ou não os pareceres serem publicados junto ao artigo. Os avaliadores farão a apreciação do artigo levando em consideração as seguintes diretrizes de avaliação: clareza de redação, fluidez da leitura; compatibilidade com um documento científico; atualidade e adequação da base teórico-conceitual; clareza e alinhamento do objeto de estudo ao foco e escopo da revista; objetivos claramente explicitados e alinhados no resumo, introdução e conclusão; percurso metodológico bem explicado e adequado aos propósitos do artigo; boa apresentação e discussão dos resultados, dialogando com a base teórico-conceitual; conclusões concisas e compatíveis com a metodologia empregada e com os resultados do trabalho; originalidade e contribuição do artigo para a área de conhecimento. Após emitir seu parecer descritivo e inseri-lo na página da revista, o revisor deverá selecionar uma dentre as seguintes possibilidades de recomendação: Aceitar; Correções Obrigatórias ou Rejeitar.

Envio dos pareceres: Após a avaliação pelos pareceristas ad hoc, o editor encaminhará os pareceres ao autor responsável, indicando os aspectos que necessitam de correção, complementação ou aprimoramento. O autor deverá realizar as modificações dentro do prazo estabelecido.

Revisão do Autor: No retorno do manuscrito, o autor deve evidenciar as alterações realizadas no texto e anexar uma carta-resposta detalhada, esclarecendo como cada sugestão foi incorporada ou, quando necessário, justificando eventuais discordâncias. Essa fase é essencial para assegurar o rigor científico e a qualidade editorial do trabalho antes da deliberação final.

Decisão Editorial: Com base nos pareceres e na versão revisada, os Editores da Revista comunicarão aos autores a decisão editorial quanto à aceitação ou rejeição do manuscrito. Caso sejam necessárias novas adequações de conteúdo ou estrutura, estas serão indicadas aos autores, que deverão providenciá-las. Os editores também poderão sugerir ajustes de forma, visando alinhar o texto às normas editoriais e ao padrão gráfico da revista. 

Tradução para o inglês: A Revista Contexto & Saúde publica todos os artigos em inglês. Desta forma, artigos que tenham sido submetidos em português ou espanhol, após o aceite, devem ser traduzidos para o inglês. O Editor irá entrar em contato com os autores para realização deste processo.

Publicação da Versão pré-proof: Após o aceite do artigo a Revista publicará a versão aceita sem alterações, com marca d’água informando que se trata de uma versão não editada do artigo, com a seguinte informação: Esta é uma versão preliminar e não editada de um manuscrito que foi aceito para publicação na Revista Contexto & saúde. Como um serviço aos nossos leitores, estamos disponibilizando esta versão inicial conforme aceita. O manuscrito ainda passará por revisão, formatação e aprovação pelos autores antes de ser publicado em sua forma final. A publicação, neste momento, já terá o registro do DOI. Posteriormente o editor entrará em contato para a publicação das versões definitivas.

Revisão do Português: Todos os artigos aprovados passam por uma revisão linguística e revisão das referências. Pequenos ajustes que não comprometem a compreensão do conteúdo são realizados pelos revisores 

Diagramação: O artigo será diagramado conforme o formato final de publicação da revista, respeitando seu padrão gráfico e visual.

Prova: A versão diagramada será enviada ao autor para conferência final, permitindo a realização de ajustes exclusivamente linguísticos ou correções pontuais que não comprometam o conteúdo nem alterem a estrutura do artigo. Eventuais correções devem ser comunicadas dentro do prazo estipulado pela Editoria.

Versão Final: Após a aprovação da prova final, a versão pre-proof e substituído pela versão definitiva no site da revista.

 

9. 2. Controle de Qualidade do Processo Editorial

Qualidade Editorial: A editora e o comitê editorial são responsáveis por assegurar a qualidade tanto do conteúdo publicado quanto de todo o processo editorial. Ambos devem seguir rigorosamente os princípios da ética editorial, observando o cumprimento das etapas do fluxo editorial e a padronização dos critérios de avaliação. A Revista divulga publicamente os nomes dos editores, juntamente com suas informações de filiação institucional e ORCID.

Qualidade dos Avaliadores Ad Hoc: A seleção dos avaliadores ad hoc é criteriosa e visa garantir a qualidade e a imparcialidade das avaliações. São escolhidos avalidores que sejam ativos e produtivos na área temática do manuscrito, com experiência recente e reconhecida no campo. Além disso, é considerado o histórico de avaliações anteriores, priorizando aqueles que demonstraram comprometimento com os prazos e qualidade nas análises. A revista assegura que os revisores não possuam conflitos de interesse e que não tenham vínculos de coautoria ou colaboração recente com os autores do manuscrito avaliado. A lista de avaliadores ad hoc que realizaram parecer para a revista é publicada anualmente.

Qualidade da Decisão Editorial: As decisões editoriais devem priorizar, acima de tudo, a validade científica do artigo e sua relevância para a comunidade acadêmica. O editor deve se orientar pelas diretrizes do conselho editorial da revista e deve respeitar os requisitos legais relacionados à difamação, violação de direitos autorais e plágio.

As decisões são fundamentadas nos pareceres emitidos por avaliadores ad hoc, com base na qualidade e no mérito científico do manuscrito. O processo de avaliação é conduzido de forma imparcial, sem qualquer discriminação relacionada à raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade ou posicionamento político dos autores.

A revista adota o sistema de avaliação por dupla revisão cega, no qual revisores e autores permanecem mutuamente anônimos, com o objetivo de evitar qualquer tipo de viés durante o processo avaliativo.

Qualidade Após a Publicação: A Revista adota o modelo de acesso aberto, o que significa que todos os artigos são disponibilizados ao público de forma imediata e gratuita assim que publicados online. Qualquer pessoa pode acessar, ler e examinar o conteúdo completo dos textos livremente, sem restrições, favorecendo a transparência e a reprodutibilidade científica.

A revista está aberta a comentários, dúvidas e sugestões referentes aos artigos publicados. Leitores que desejarem podem enviar uma carta ao Editor com suas considerações.

Em caso de identificação de possíveis erros científicos ou questões éticas envolvendo algum artigo publicado, solicitamos que entrem em contato com a equipe editorial. Assim que notificados, iniciaremos os procedimentos necessários para apuração. Caso as falhas sejam confirmadas, adotaremos as medidas cabíveis, como correção ou retratação formal, de acordo com as diretrizes éticas internacionais.

 

10. Guia de orientações aos pareceristas e Critérios de Avaliação dos artigos

A Revista Contexto & Saúde tem o compromisso de promover a divulgação de pesquisas científicas relevantes e de alta qualidade na área de saúde. A seguir apresentamos os critérios de avaliação Peer Rewiew:

Conformidade com as Normas da Revista: O manuscrito segue rigorosamente as normas de apresentação da Revista Contexto & Saúde, garantindo a padronização e a uniformidade nas publicações?

Clareza do Problema Investigado: O problema investigado é claramente formulado e apresentado, permitindo uma compreensão precisa dos objetivos do estudo?

Contribuição do estudo: O manuscrito, é relevante e inovador, acrescentando conhecimentos à área de saúde?

Relevância Nacional ou Internacional: O artigo apresenta relevância que ultrapassa o âmbito local, sendo capaz de contribuir para o cenário nacional ou internacional das pesquisas em saúde?

Análise da Literatura Científica: A revisão bibliográfica apresentada é pertinente e abrangente, demonstrando familiaridade com os trabalhos científicos já publicados relacionados ao tema do estudo?

Adequação do Método de Investigação: O método de pesquisa utilizado é apropriado para responder ao problema investigado, assegurando a confiabilidade e validade dos resultados?

Clareza e Replicabilidade do Método: A descrição do método é clara e detalhada, permitindo a replicação do estudo por outros pesquisadores?

Análise dos Dados: A análise dos dados é realizada de forma clara, apropriada e correta, proporcionando uma interpretação fundamentada dos resultados?

Apresentação Adequada dos Resultados: Os resultados são apresentados de maneira clara, objetiva, de modo adequado, facilitando a compreensão por parte dos leitores?

Discussão e Conclusões Embasadas: A discussão e a(s) conclusão(ões) são fundamentadas nos resultados apresentados e/ou na revisão bibliográfica atual e pertinente, proporcionando uma argumentação consistente?

Qualidade do Texto: O texto é claro, coerente e bem organizado, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico de qualidade?

Ao adotar esses critérios de avaliação, a Revista Contexto & Saúde visa a manter um padrão elevado de excelência em suas publicações, proporcionando aos leitores e pesquisadores uma fonte confiável de conhecimento científico na área de saúde.

 

11. Ensaio Clínico

Para estudos do tipo Ensaio Clínico, a Revista Contexto & Saúde segue as recomendações do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME),   Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o Registro de Ensaios Clínicos. É exigido que o número de Registro de Aprovação de Ensaios Clínicos seja fornecido em uma etapa anterior à realização da coleta de dados do estudo. Esse registro deve ser obtido de uma das entidades descritas a seguir:

  • Australian New Zealand Clinical Trials Registry (ANZCTR);
  • ClinicalTrials.gov;
  • International Standard Randomised Controlled Trial Number (ISRCTN);
  • Nederlands Trial Register (NTR);
  • UMIN Clinical Trials Registry (UMIN-CTR);
  • WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP);
  • Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC);     

Ou, ainda, de outros registros de ensaios clínicos que cumpram os critérios estabelecidos pela OMS.

A apresentação do número de registro apropriado é uma medida essencial para garantir a transparência, a rastreabilidade e a integridade da pesquisa em ensaios clínicos. Essas diretrizes visam a promover a divulgação de informações completas e precisas sobre os estudos clínicos, evitando a publicação seletiva de resultados e ajudando a evitar o viés de publicação. Além disso, o registro de ensaios clínicos facilita o acompanhamento dos estudos em andamento, permitindo que a comunidade científica e o público em geral acessem informações relevantes sobre pesquisas em saúde.

 

12. Guias para apresentação do texto

Para melhorar a qualidade e a transparência das investigações em saúde é essencial que os textos sigam as orientações dos Guias da Rede Equator, conforme o tipo de estudo. Seguem as recomendações para cada tipo de estudo:

Estudos de melhoria de qualidade:

  • Consultar o Guia "Revised Standards for Quality Improvement Reporting Excellence" (SQUIRE 2.0 –  checklist).

Ensaios clínicos randomizados:

  • Utilizar o Guia CONSORT (checklist e fluxograma).
  • É importante ressaltar que os ensaios clínicos devem ser registrados prospectivamente em uma das entidades mencionadas no tópico 4.5.

Revisões sistemáticas e metanálises:

  • Utilizar o Guia PRISMA (checklist e fluxograma).
  • Para outros tipos de revisão (metassíntese, scoping review, mapping review, overview, revisão integrativa, entre outros), utilizar as extensões do Guia PRISMA, disponíveis em http://www.prisma-statement.org/Extensions /  

Estudos observacionais em epidemiologia:

  • Consultar o Guia STROBE (checklist).

Estudos qualitativos:

  • Recomenda-se o Guia COREQ (checklist).

Observação: É fundamental seguir as diretrizes específicas de cada Guia para garantir a adequada estruturação e apresentação dos resultados da pesquisa. O uso dessas orientações contribuirá para aprimorar a qualidade e a transparência das investigações em saúde.

 

13. Ética na Pesquisa

13. 1. Código de Conduta Editorial: Declaração de Procedimentos Impróprios em Publicações

A Revista Contexto & Saúde tem o compromisso com a ética na pesquisa e na publicação dos resultados. São primados os padrões de comportamento ético esperados para todas as partes envolvidas na publicação da revista. 

Não são aceitos plágios, nem serão considerados os artigos decorrentes de partes de relatórios de pesquisas, TCCs, dissertações e teses do próprio autor, sem a devida adaptação. 

A Revista adota Software para identificação de plágio (Plagius) a fim de garantir os Princípios Éticos e evitar más práticas na produção científica.

Em casos em que o plágio for identificado, ou seja, parte substancial do texto seja integralmente idêntico a um artigo previamente publicado, o Editor Chefe seguirá os seguintes procedimentos junto com a equipe de suporte da Editora UNIJUÍ: a) A evidência do plágio detectado será enviada ao(s) autor(es), solicitando uma manifestação sobre o mesmo. b) Se a resposta não for satisfatória, ou o texto corrigido, o artigo não será publicado. 

A Revista Contexto & Saúde adota as recomendações dos códigos de condutas ética em publicação do Commitee on Publication Ethics (COPE) - https://publicationethics.org/core-practices - e as condutas de Boas Práticas de Editoração – Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors - https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf 

 

13. 2. Comitê de Ética

Os autores devem declarar nos artigos que envolvem seres humanos se os procedimentos seguiram as diretrizes da Declaração de Helsinki (1964, com revisões em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), além de cumprir a legislação específica do país onde a pesquisa foi realizada. Para pesquisas realizadas no Brasil, é necessário indicar a conformidade com a Resolução nº 466 do Conselho Nacional de Saúde, de 12 de dezembro de 2012 e Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016.

Além disso, para artigos originados de pesquisas envolvendo seres humanos, os autores devem informar se o projeto foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa. Em pesquisas que utilizem experimentos com animais, os autores devem informar se o projeto foi aprovado no Comitê de Ética no Uso de Animais. Em ambos os casos, o autor deve especificar o número da aprovação e anexar uma cópia do parecer de aprovação como documento suplementar.

 

13. 3. Políticas Editoriais

As políticas abaixo estão disponíveis em "Sobre a Revista".

Políticas sobre autoria e contribuições; Políticas sobre Conflitos de interesse; Políticas de Correções Pós-publicação; Políticas de publicações de Adendos; Políticas de publicações de Retratação; Políticas de publicações de Errata; Política de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual; Política de Gestão de Reclamações, Política de Arquivamento, Política de Divulgação - Websites e Mídias Sociais e Política de Privacidade.

 

14. Ciência aberta

A ciência aberta projeta-se como o novo modo de fazer e comunicar pesquisa com ênfase na transparência dos processos e no compartilhamento dos conteúdos em prol do rigor metodológico e da cooperação entre pesquisadores. No momento da submissão o autor correspondente deve encaminhar, junto ao manuscrito, o Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta, disponível nas normas da revista.

A Revista Contexto & Saúde adere à ciência aberta por meio de:

 

14. 1. Pre-prints:

O pre-print é usado como opção dos autores para o início formal da comunicação de sua pesquisa.

Um pre-print é um manuscrito científico que é depositado pelos autores em um servidor público. O pre-print contém dados e metodologias completas e é frequentemente o mesmo manuscrito que está sendo submetido a um periódico.

O pre-print permite a aceleração dos resultados da pesquisa e possibilita ao autor receber comentários dos leitores sobre seu estudo e realizar as modificações consideradas pertinentes.

Os autores que optarem pelo pre-print e submissão posterior ou simultânea à Revista Contexto & Saúde, devem informar que o manuscrito está depositado em servidor de pre-prints, seu nome e seu URL no “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta”.

 A Revista Contexto & Saúde somente admite a submissão de artigos inéditos, salvo aqueles disponibilizados no repositório pre-prints, não sendo aceita submissão simultânea para avaliação em outro periódico.

 

14. 2. Disponibilidade de Dados de Pesquisa e outros Materiais:

Autores são encorajados a disponibilizar todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e a reprodutibilidade das pesquisas.

As informações sobre a disponibilização (ou não) dos conteúdos subjacentes aos artigos submetidos devem constar no “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão).

 

14. 3. Abertura da avaliação por pares e identificação do editor associado

Este item refere-se à transparência na avaliação de artigos submetidos à Revista Contexto & Saúde. 

Os autores poderão optar pela abertura do processo de peer review, ou seja, a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação. A opção do autor deve ser informada no “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta”. Os avaliadores devem informar suas opções ao receberem a solicitação de avaliação de um determinado artigo.

Também, no artigo publicado é identificado o nome do Editor Associado, condutor do processo avaliativo. O processo é iniciado pela pré-análise do texto submetido, na qual o Editor Associado examina o artigo para verificar sua adequação em relação ao escopo e critérios da revista. Uma vez aprovado na pré-análise, o texto científico é encaminhado para avaliação de especialistas da área. Com base nos pareceres emitidos pelos avaliadores, o Editor Associado toma uma decisão sobre o artigo. Essa decisão pode variar entre três opções principais: aprovação, reformulação ou recusa.

 

15. Publicação

15. 1. Tempo para Publicação

O tempo estimado para o processo de avaliação é de 6 meses, sendo o tempo total (da submissão até a publicação) de 10 meses.

 

15. 2. Publicação em Inglês

Para artigos submetidos em português ou espanhol, após o aceite, será solicitada sua versão em inglês para publicação. A Revista publicará a versão Português/Inglês ou Espanhol/Inglês. Para artigos submetidos em inglês será publicado apenas neste idioma.

 

15. 3. Publicação Pre-Proof

Após o aceite do artigo (e tradução para o Inglês no caso dos artigos submetidos em português ou espanhol) a Revista publicará a versão aceita sem alterações, com marca d’água informando que se trata de uma versão não editada do artigo, com a seguinte informação:

Esta é uma versão preliminar e não editada de um manuscrito que foi aceito para publicação na Revista Contexto & Saúde. Como um serviço aos nossos leitores, estamos disponibilizando esta versão inicial conforme aceita. O manuscrito ainda passará por revisão, formatação e aprovação pelos autores antes de ser publicado em sua forma final.

A publicação, neste momento, já terá o registro do DOI. Posteriormente o editor entrará em contato para a publicação das versões definitivas.

 

15. 4. Declaração de Acesso aberto

A Revista Contexto & Saúde é uma publicação de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para os usuários ou suas instituições. O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em consonância com o princípio da disseminação do conhecimento científico.

Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, inclusive para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam atribuídos ao(s) autor(es) e à fonte original.

Em conformidade com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI), os usuários têm permissão para ler, copiar, distribuir, imprimir, buscar, criar links para os textos completos dos artigos ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, sem necessidade de solicitação prévia ao editor ou aos autores.

As opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a posição da revista ou de seu corpo editorial.

 

15. 5. Direitos Autorais e Propriedade Intelectual

Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:

Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:

Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;

Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.

Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:

Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.

Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.

Avisos:

A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.

A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).

A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.

Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.

A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.

Contrato de Licença: Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.

 

15. 6. e-location

A Revista Contexto & Saúde adota o sistema de e-location para cada artigo publicado. Os artigos perdem a informação de paginação contínua e sequencial (ex: 1-15; 16-25) e passam a apresentar um identificador eletrônico chamado de e-location (Ex: e13264; e13965) que é apresentado no PDF em “como citar”. A informação de quantidade de páginas dos artigos continua a ser inserida somente nos PDFs apenas para facilitar o controle da quantidade de páginas.

 

15. 7. Taxas para publicação

A Revista Contexto & Saúde não cobra qualquer taxa pela Submissão e Avaliação.

Para assegurar sua periodicidade, regularidade, qualidade e o acesso aberto aos manuscritos publicados, é cobrada uma taxa de editoração no valor de R$ 600,00 sobre os textos Aceitos para Publicação, destinada aos custos de revisão, diagramação, registro do DOI e manutenção da revista.

O pagamento é realizado via PayPal após o aceite do artigo ou mediante depósito:

BANCO DO BRASIL - Ag.: 0371-9 - Cc.: 7458-6 - O código identificador é o CPF do depositante ou CNPJ – FIDENE: 90738014/0001-08

BANRISUL – Ag.: 0220 - Cc.: 2400159201

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – Ag.: 4311 – Operação: 003 – Conta:122-4

SICREDI – Ag.: 0361 – Conta: 8001-2

PIX (CNPJ) – 90.738.014/0001-08

No caso de o pagamento ser por depósito ou pix, o autor correspondente deve encaminhar para o e-mail revistaseletronicas@unijui.edu.br informações para emissão de nota fiscal:

Nome completo; CPF; Endereço completo; E-mail, Título do artigo; demais informações que os autores precisam que constem na Nota Fiscal.

Qualquer dúvida contatar a revista pelo e-mail: revistaseletronicas@unijui.edu.br 

 

Alterado em 29 de agosto de 2025.

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