INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL: Construindo um Ambiente Terapêutico em um Caps Infanto-Juvenil

Autores

  • Natália de Andrade de Moraes UFSM
  • Hericka Zogbi Jorge Dias UFSM
  • Caroline Matos Romio UFSM
  • Maristela Jaqueline Reis Peixoto UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1055-1060

Resumo

Dentre os serviços substitutivos propostos para o atendimento à saúde mental, destaca-se os CAPS, que acolhem indivíduos portadores de transtornos mentais graves. Seu funcionamento é norteado pela chamada clínica ampliada, que se diferencia da prática clínica tradicional ao pretender que os pacientes sejam percebidos em sua totalidade  e que as atividades realizadas considerem a singularidade dos indivíduos atendidos. Ainda, ao conceito de clínica ampliada se soma a noção de ambiência, segundo a qual o “ambiente” não se restringe ao espaço físico, mas amplia-se ao espaço social e de relações interpessoais. Na prática, sabe-se que esses pressupostos nem sempre são observados. A partir dessa constatação, este relato de experiência objetiva apresentar um projeto de extensãorealizado em um CAPSi, que desenvolve na instituição a implementação de um “espaço permanente de convivência”.O projeto oportunizou flexibilização no que se refere às práticas do serviço e aos relacionamentos profissionais pacientes.

Biografia do Autor

Natália de Andrade de Moraes, UFSM

Estudante de graduação do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

Hericka Zogbi Jorge Dias, UFSM

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Professora adjunta doDepartamento de Psicologia da UFS.

Caroline Matos Romio, UFSM

Estudante de Graduação em Psicologia pela UFSM;

Maristela Jaqueline Reis Peixoto, UFSM

Psicóloga, Mestranda em Psicologia pela UFSM;

Downloads

Publicado

2013-07-18

Como Citar

de Moraes, N. de A., Dias, H. Z. J., Romio, C. M., & Peixoto, M. J. R. (2013). INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL: Construindo um Ambiente Terapêutico em um Caps Infanto-Juvenil. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 1055–1060. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1055-1060

Edição

Seção

Resumo expandido