Percepção de médicos, pacientes e familiares sobre o papel da empatia clínica na promoção dos direitos do paciente no contexto do disclosure
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2025.50.15803Palavras-chave:
Empatia, Disclosure, Direitos do Paciente, Paciente, Evento adversoResumo
O presente artigo objetiva analisar as articulações existentes entre a empatia clínica e os direitos dos pacientes, com proposição de fundamentos para construir base teórica para vertente da Bioética Clínica que se baseia nos direitos dos pacientes e na empatia clínica. Para tanto, foi realizada pesquisa do tipo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, envolvendo 4 médicos que lidam com o tema do disclosure e 5 pacientes e familiares que sofreram algum evento adverso no contexto dos cuidados em saúde. Todos os participantes são adultos e juridicamente capazes. O disclosure é uma abordagem complexa e multifacetada, que abarca um processo comunicacional e pedido de desculpa e, diante da ocorrência de um evento adverso, o disclosure deve ser adotado pela organização de saúde. Assim, desde o seu início até o final, é um processo permeado por emoções, haja vista que algum dano foi gerado para o paciente e familiares, e, em determinadas situações, também foi gerado para o profissional diretamente envolvido no evento. Desse modo, mostra-se importante a investigação sobre o papel da empatia no processo de disclosure, especialmente quanto ao fato de que a empatia dos profissionais de saúde é sujeita a um processo de escolha, em ser ou não empático no processo de disclosure, da comunicação empática e do pedido de desculpa, o que pode afetar diretamente todos os envolvidos.
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