O VIVER SAUDAVEL NO OLHAR DOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.339-346Resumen
A escola como espaço de educação e saúde permite o desenvolvimento de ações educativas promotoras do viver saudável. Trata-se de um estudo de campo, exploratório descritivo, que objetivou discutir com um grupo de alunos do ensino fundamental de uma escola pública ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul as ações educativas desenvolvidas no cotidiano da escola, com vistas à promoção do viver saudável. Como estratégia metodológica optou-se pela utilização de oficinas, empregando recursos expressivos em atividades lúdicas associadas ao diálogo reflexivo. A análise dos dados, que seguiu a proposição de Bauer (2002), se fez a partirdo resultado da oficina “Minha vida, meu viver” e originou as categorias: o caminho em construção: para onde quero ir?; nas trilhas do viver: quem vai comigo? Os resultados revelam que os escolares traçam suas metas influenciados pelo meio sócio-ambiental em que vivem. Conclui-se dessa forma, que as influencias sejam elas, do meio escolar, familiar ou socioeconômico são determinantes na construção de projetos para a vida futura.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.