Construção, processos de validade e efeitos de podcast para a promoção da saúde: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.48.14746Palabras clave:
Promoção da Saúde, Construção, Podcast, Tecnologia EducacionalResumen
O estudo teve como objetivo analisar a construção, os processos de validade e os efeitos de podcasts para a promoção da saúde. Revisão integrativa da literatura realizada em seis bases de dados, a partir das etapas: redução de dados, exibição de dados, comparação de dados, esboço da conclusão e verificação. Foram incluídos 14 estudos de sete países distintos. Os podcasts construídos têm como público-alvo estudantes e profissionais da saúde. A construção mostrou-se com diversas metodologias e o processo de validade aplicado foi o relacionado ao conteúdo com avaliação de especialistas. Apenas dois estudos buscou as evidências de validade. Conclui-se que os estudos realizados sobre podcast para promoção da saúde têm foco na intervenção em si, com poucas considerações sobre os processos metodológicos de construção e procedimentos de validade.
Citas
Silva DM de L, Carreiro F de A, Mello R. Educational technologies in nursing assistance in health education: integrating review. J Nurs UFPE on line. 2017;11(2):1.044-1.051. DOI: 10.5205/1981-8963-v11i2a13475p1044-1051-2017
Kaczorowski J, Chambers LW, Dolovich L, Paterson JM, Karwalajtys T, Gierman T, et al. Improving cardiovascular health at population level: 39 community cluster randomised trial of Cardiovascular Health Awareness Program (CHAP). BMJ. 2011;342:d1262. DOI: 10.1136/bmj.d1262
Lunkes LC, Murgas LDS, Dorneles EMS, da Rocha CMBM, Machado GJ. Socioeconomic factors related to cardiovascular diseases: a review. Hygeia. 2018;14(28):50-61. DOI: 10.14393/hygeia142804
Silva IC da, Nogueira MR do N, Oliveira CH de, Nicolete R, Nicolete LD de F. Produção, gravação e edição de podcasts objetivando ao combate da fake news na saúde: um relato de experiência. In: Pesquisa e desenvolvimento: desafios e oportunidades em ciência, tecnologia e engenharia. Fortaleza: Imprece; 2020. p. 17-31.
Primo AFT. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto. 2005;2(13):64-87. DOI: 10.19132/1807-8583200513.64-87
Carvalho S de O, Silva GA de A da, Moura MCS, Santos BKI, Medeiros AM de B, Duarte GM, et al. Podcasting for education in enterostomal therapy during the COVID-19 pandemic. Estima. 2022;20:e1522. DOI: 10.30886/estima.v20.1207_pt
Semakula D, Nsangi A, Oxman AD, Oxman M, Austvoll-Dahlgren A, Rosenbaum S, et al. Effects of the Informed Health Choices podcast on the ability of parents of primary school children in Uganda to assess claims about treatment effects: a randomised controlled trial. The Lancet. 2017;390(10092):389-398. DOI: 10.1016/s0140-6736(17)31225-4
Fritsch TZ, Bueno K, Silva LHF da, Saraiva TF, Silva UPH, Rabin EG. Validation of “podcast” as a means of healthpromoting in oncology. Rev Recien. 2023;13(41):158-169. DOI: 10.24276/rrecien2023.13.41.158-169
Roseira CE, Fittipaldi TRM, Costa LCS da, Silva DM da, Dias AAL, Figueiredo RM de. Good practices with injectables: digital technology for nursing education to control infections. Rev Bras Enferm. 2022;75(6):e20210716. DOI: 10.1590/0034-7167-2021-0716pt
Carrotte ER, Hopgood F, Blanchard M, Groot C, Phillips L. A New Podcast to Reduce Stigma Against People Living with Complex Mental Health Issues: A Co-Design Study (Preprint). JMIR Formative Research. 2022;7(1):e44412. DOI: 10.2196/44412
Machado LDS, Xavier SPL, Maia ER, Vasconcelos MIO, Silva MRF da, Machado M de FAS. Health promotion conceptions and expressions in the training process of the multi-professional residency. Texto Contexto Enferm. 2021;30:e20200129. DOI: 10.1590/1980-265x-tce-2020-0129
Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing. 2005;52(5):546-553. DOI: 10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Rev Panam Salud Publica. 2022;46:e112. DOI: 10.26633/rpsp.2022.112
Knafl KA, Webster DC. Managing and analyzing qualitative data. West J Nurs Res. 1988 Apr.;10(2):195-218. DOI: 10.1177/019394598801000207
Sandelowski M, Barroso J. Classifying the findings in qualitative studies. Qual Health Res. 2003 Sept.;13(7):905-923. DOI: 10.1177/1049732303253488
Stang A. Critical evaluation of the Newcastle-Ottawa scale for the assessment of the quality of nonrandomized studies in meta-analyses. European Journal of Epidemiology. 2010;25(9):603-605. DOI: 10.1007/s10654-010-9491-z
Long HA, French DP, Brooks JM. Optimising the Value of the Critical Appraisal Skills Programme (CASP) Tool for Quality Appraisal in Qualitative Evidence Synthesis. Research Methods in Medicine & Health Sciences. 2020;1(1):31-42. DOI: 10.1177/2632084320947559
Meinema JG, Buwalda N, van Etten-Jamaludin FS, Visser MRM, van Dijk N. Intervention descriptions in medical education: what can be improved? A systematic review and checklist. Acad Med. 2019;94(2):281-290. DOI: 10.1097/acm.0000000000002428
Delgado-Rico HD, Gonzalez-Olaya HL. The webcast as a meaningful learning strategy in cardiovascular physiology. MEDUnab. 2024;20(2):123-130. DOI: 10.29375/01237047.2804
Bonixe L. Potentialities of podcasting in health journalism - an analysis of three podcasts about COVID-19 in Portugal. Comunicação e Sociedade. 2021;40:91-108. DOI: 10.17231/comsoc.40(2021).3249
Edwards AL, Shaw PA, Halton CC, Bailey SC, Wolf MS, Andrews EN, et al. “It just makes me feel a little less alone”: a qualitative exploration of the podcast Menopause: Unmuted on women’s perceptions of menopause. Menopause. 2021;28(12):1.374-1.384. DOI: 10.1097/gme.0000000000001855
Zanetti MCP, Tobase L, Negrini BP, Chouzende B de O, Pereira GC, Silva GF, et al. Nursing podcast: patient safety goals. Rev enferm atenção saúde. 2022;11(2):e202247. DOI: 10.18554/reas.v11i2.4925
Balls-Berry J, Sinicrope P, Valdez Soto M, Brockman T, Bock M, Patten C. Linking Podcasts With Social Media to Promote Community Health and Medical Research: Feasibility Study. JMIR Form Res. 2018;2(2):e10025. DOI: 10.2196/10025
Leite PL, Torres FAF, Pereira LM, Bezerra A de M, Machado LDS, Silva MRF da. Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education. Rev Latino-Am Enfermagem. 2022;30(esp):e3705. DOI: 10.1590/1518-8345.6263.3706
Mota A da S, Reis JSC dos, Rocha SL, Oliveira GR de C, Domingues RJ de S. Construction and validation of podcast as educational technology for preventing Postpartum Hemorrhage. Research, Society and Development. 2021;10(3):e3610312913. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.12913
Kerrigan V, McGrath SY, Herdman RM, Puruntatameri P, Lee B, Cass A, et al. Evaluation of “Ask the Specialist”: a cultural education podcast to inspire improved healthcare for Aboriginal peoples in Northern Australia. Health Sociol Rev. 2022;31(2):139-157. DOI: 10.1080/14461242.2022.2055484
Johansson M, Godlee F, Moynihan R. The Recovery – a podcast about action for sustainable healthcare. BMJ. 2021;375:e2758. DOI: 10.1136/bmj.n2758
Behrends M, Warnecke J, Witte ML, Klembt C, Hoffmann I. The Podcast “Digitization of Medicine” as a form of science communication. Stud Health Technol Inform. 2022;295:124-127. DOI: 10.3233/SHTI220677
Riddell J, Robins L, Sherbino J, Brown A, Ilgen J. Residents’ perceptions of effective features of educational podcasts. West J Emerg Med. 2021;22(1):26-32. DOI: 10.5811/westjem.2020.10.49135
Lin M, Thoma B, Trueger NS, Ankel F, Sherbino J, Chan T. Quality indicators for blogs and podcasts used in medical education: modified Delphi consensus recommendations by an international cohort of health professions educators. Postgrad Med J. 2015;91(1080):546-550. DOI: 10.1136/postgradmedj-2014-133230
Miller K, Keeney T, Fialkowski A, Srinivasan S, Singh T, Kesselheim JC, et al. Leveraging podcasts to introduce medical students to the broader community of health care professionals. MedEdPORTAL. 2021;17:1-9. DOI: 10.15766/mep_2374-8265.11191
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Contexto & Saúde

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.