PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE NA VISÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.200-214Keywords:
Meio Ambiente, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação Ambiental.Abstract
A crise ecológica atual é uma transformação da natureza induzida pela concepção metafísica, filosófica, ética, científica e tecnológica do mundo. Diante da complexidade dessa crise e da inexistência e/ou da ineficiência das estratégias para combatê-la, inclusive na área da saúde, é importante refletir sobre os conceitos de meio ambiente que alicerçam as ações de indivíduos envolvidos com a educação ambiental nos hospitais. Objetivo: discutir as concepções de meio ambiente para educadores ambientais de uma instituição hospitalar. Métodos: estudo de caso qualitativo, descritivo-exploratório, realizado entre agosto de 2011 e janeiro de 2012, em um grupo hospitalar de grande porte do Rio Grande do Sul (Brasil). Baseou-se em entrevista individual semiestruturada, envolvendo nove indivíduos, sendo a coleta encerrada por saturação empírica. A análise dos dados foi realizada por intermédio da Análise de Conteúdo. Resultados: foram originadas três categorias acerca do conceito de meio ambiente. A primeira traz uma concepção sistêmica de meio ambiente, englobando o humano em uma ideia de malha planetária. A segunda inclui no conceito de meio ambiente as relações do homem consigo mesmo, com os outros e com seu espaço de trabalho. Já a terceira engloba a noção de modernidade reflexiva e de sociedade de risco. Conclusões: os educadores ambientais alimentam uma concepção ampliada sobre meio ambiente, embora se recomende aumentar discussões sobre o tema, especialmente na enfermagem, rumo a uma abordagem socioambiental sistêmica, capaz de reconhecer as influências da modernidade reflexiva.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Saúde, authors agree to the following terms:
The works are licensed under the Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) license, which allows:
Share — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, including commercial.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, with a link to the license and indication of any changes made.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that restrict the use permitted by the license.
Notes:
The license does not apply to elements in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all rights necessary for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been published or simultaneously submitted to another journal with the same objective will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes, without any promotional association by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from September 2025): Authors retain copyright over their article and grant Revista Contexto & Saúde the right of first publication.