FORMAÇÃO DE TRABALHADORES PARA O MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.32.67-74Keywords:
Saúde mental. Estratégia de saúde da família. Apoio matricial. Saúde coletiva.Abstract
A parceria entre profissionais da Estratégia Saúde da Família, de Serviços Especializados em Saúde Mental e da Universidade possibilita novos modos de produzir saúde no território, através da formação dos trabalhadores para o matriciamento, em um processo de construção compartilhada. Objetivo: Relatar a experiência de discentes vinculados ao Programa de Educação pelo Trabalho, Redes de Atenção, na formação de trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial do Município de Uruguaiana. Método: Estudo do tipo relato de experiência de discentes durante o processo de formação com sete profissionais do Centro de Atenção Psicossocial II Asas da Liberdade, localizado no Município de Uruguaiana, realizado no mês de novembro de 2012. Foi utilizado o diário de campo para os registros dos acadêmicos durante o processo de formação dos trabalhadores, no qual foram abordados os seguintes assuntos: matriciamento, rede de serviços, equipe de apoio, equipe de referência e trabalho em equipe. Resultados: Evidenciou-se uma carência de conhecimento dos trabalhadores sobre o matriciamento em saúde mental e todos os demais assuntos que estão implicados e que foram também trabalhados na formação. No entanto, os profissionais demonstraram disponibilidade para o aprendizado em momentos de trocas, reflexões e questionamentos. Considerações finais: Este processo de formação contribui para a transformação na formação profissional, aproximando os futuros trabalhadores da realidade dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde, atendendo as necessidades de saúde da população.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Saúde, authors agree to the following terms:
The works are licensed under the Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) license, which allows:
Share — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, including commercial.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, with a link to the license and indication of any changes made.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that restrict the use permitted by the license.
Notes:
The license does not apply to elements in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all rights necessary for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been published or simultaneously submitted to another journal with the same objective will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes, without any promotional association by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from September 2025): Authors retain copyright over their article and grant Revista Contexto & Saúde the right of first publication.