O PAPEL DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Natiellen Quatrin Freitas UFSM
  • Caliandra Marta Dissen UFSM
  • Thais Picolin Sangoi UFSM
  • Carmem Lúcia Colomé Beck UFSM
  • Carolina Tonini Goulart UFSM
  • Rosangela Marion UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1133-1136

Resumo

O Centro Cirúrgico é uma unidade hospitalar complexa e de acesso restrito. Nesse sentido, é indispensável a compreensão do papel do profissional Enfermeiro nesse ambiente de trabalho. A partir disso, este estudo objetiva relatar a vivência de alunas do curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal junto à Unidade de Centro Cirúrgico de um Hospital Escola da região Sul do Brasil, dando ênfase às competências do Enfermeiro voltadas para os aspectos da assistência, administração, ensino e pesquisa. Esta prática permitiu momentos de reflexão para as estudantes, uma vez que possibilitou a compreensão da atuação do Enfermeiro de Centro Cirúrgico e a repercussão do seu trabalho em sua satisfação profissional. Conclui-se que, práticas como estas, são fundamentais no decorrer do curso de Graduação em Enfermagem, visto que dão suporte às acadêmicas e permitem o aperfeiçoamento de sua atuação.

Biografia do Autor

Natiellen Quatrin Freitas, UFSM

Acadêmica do Quinto Semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM - RS. Membro do Grupo de Pesquisa"Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem" da UFSM.

Caliandra Marta Dissen, UFSM

Acadêmica do Quinto Semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM - RS. Membro do Grupo de Pesquisa"Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem" da UFSM. Bolsista FAPERGS.

Thais Picolin Sangoi, UFSM

Acadêmica do Quinto Semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM - RS. Membro do Grupo de Pesquisa"Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem" da UFSM.

Carmem Lúcia Colomé Beck, UFSM

Doutora em Enfermagem, Docente Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa "Trabalho,Saúde, Educação e Enfermagem" da UFSM.

Carolina Tonini Goulart, UFSM

Enfermeira, Mestre em Extensão Rural (UFSM), Professora Substituta Departamento Enfermagem UFSM.

Rosangela Marion, UFSM

Enfermeira, Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSM, Doutoranda do DINTER. Membro do Grupo dePesquisa "Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem" da UFSM.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Freitas, N. Q., Dissen, C. M., Sangoi, T. P., Beck, C. L. C., Goulart, C. T., & Marion, R. (2013). O PAPEL DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 1133–1136. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1133-1136

Edição

Seção

Resumo expandido