O VIVER SAUDAVEL NO OLHAR DOS ESCOLARES

Autores

  • Luana Ferrão UPF
  • Carina Galloni UPF
  • Marina Scariot UPF
  • Faviane Machado Bueno da Silva UPF
  • Daiana Argenta Kümpel UPF
  • Helenice de Moura Scortegagna UPF

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.339-346

Resumo

A escola como espaço de educação e saúde permite o desenvolvimento de ações educativas promotoras do viver saudável. Trata-se de um estudo de campo, exploratório descritivo, que objetivou discutir com um grupo de alunos do ensino fundamental de uma escola pública ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul as ações educativas desenvolvidas no cotidiano da escola, com vistas à promoção do viver saudável. Como estratégia metodológica optou-se pela utilização de oficinas, empregando recursos expressivos em atividades lúdicas associadas ao diálogo reflexivo. A análise dos dados, que seguiu a proposição de Bauer (2002), se fez a partir
do resultado da oficina “Minha vida, meu viver” e originou as categorias: o caminho em construção: para onde quero ir?; nas trilhas do viver: quem vai comigo? Os resultados revelam que os escolares traçam suas metas influenciados pelo meio sócio-ambiental em que vivem. Conclui-se dessa forma, que as influencias sejam elas, do meio escolar, familiar ou socioeconômico são determinantes na construção de projetos para a vida futura.

Biografia do Autor

Luana Ferrão, UPF

Acadêmica em Enfermagem da UPF. Bolsista PIBIC do projeto de pesquisa.

 

Carina Galloni, UPF

Acadêmica em Enfermagem da UPF. Bolsista do PET-Saúde.

 

Marina Scariot, UPF

Acadêmica em Enfermagem da UPF. Voluntária do projeto de pesquisa PROCUIDAI.

 

Faviane Machado Bueno da Silva, UPF

Acadêmica em Enfermagem da UPF. Bolsista PIBIC do projeto de pesquisa.

 

Daiana Argenta Kümpel, UPF

Mestranda bolsista PROSUP cursos novos/CAPES do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano pela Universidade
de Passo Fundo (UPF). Pós-Graduada em Tecnologia e Controle de Qualidade em Alimentos pela UPF. Nutricionista, graduada pela Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ.

 

Helenice de Moura Scortegagna, UPF

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Enfermeira, graduada pela Universidade de Passo Fundo. Professora do Curso de Enfermagem da UPF.

 

Downloads

Publicado

2013-06-21

Como Citar

Ferrão, L., Galloni, C., Scariot, M., Silva, F. M. B. da, Kümpel, D. A., & Scortegagna, H. de M. (2013). O VIVER SAUDAVEL NO OLHAR DOS ESCOLARES. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 339–346. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.339-346

Edição

Seção

Artigos