AS RELAÇÕES FAMILIARES DE USUÁRIOS DE ÁLCOOL: Uma Revisão Bibliográfica

Autores

  • Rosane Fátima Koch UFSM
  • Daize Pani Manfio UFSM
  • Leila Mariza Hildebrandt UFSM
  • Marines Tambara Leite UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.151-160

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar artigos que abordam as
relações familiares de usuários de álcool. Como critérios de inclusão, elegeu-se artigos publicados na língua portuguesa no período de 2005 a 2010, disponíveis na integra, online, com abordagem à temática proposta. Constitui-se em uma revisão bibliográfica de artigos da área da saúde. Do total de 46 artigos, sete abordaram a temática proposta para sua análise. A análise dos dados seguiu a proposta de análise temática. O alcoolismo resulta de diversos fatores, incluindo problemas vivenciados no meio familiar, o que leva a desestruturação da família e dificuldades na convivência entre seus membros e a sociedade. Os familiares mencionam sobre os diferentes estágios vivenciados pelo alcoolista no período de tratamento apontando que, inicialmente, ocorre negação da doença, após a busca de tentativas de construção de mudanças e, na  sequência, a compreensão que necessita de ajuda para que não ocorra a recaída. Concluí-se relação do alcoolista com sua família é na maioria das vezes conturbada, podendo levar a desestruturação da família. Para que ocorra a recuperação do alcoolista faz-se necessário, não só o tratamento individual, mas de sua família, enfatizando a importância da intervenção de uma equipe interdisciplinar.

Biografia do Autor

Rosane Fátima Koch, UFSM

Acadêmica do 7º semestre, Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM Centro de Educação Superior Norte do RS/CESNORS,

 

Daize Pani Manfio, UFSM

Acadêmica do 7º semestre, Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM Centro de Educação Superior Norte do RS/CESNORS.

Leila Mariza Hildebrandt, UFSM

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP, docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (UFSM/CESNORS).

 

Marines Tambara Leite, UFSM

Enfermeira, Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS, Docente da Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (UFSM/CESNORS).

 

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Koch, R. F., Manfio, D. P., Hildebrandt, L. M., & Leite, M. T. (2013). AS RELAÇÕES FAMILIARES DE USUÁRIOS DE ÁLCOOL: Uma Revisão Bibliográfica. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 151–160. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.151-160

Edição

Seção

Artigos