IDOSO E INTERNET: Novos Olhares
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.11.23-27Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com idosos participantes de oficinas de inclusão digital na PUCRS, tendo como objetivos: Identificar as principais ferramentas da Internet utilizadas por idosos e os motivos que levaram idosos a utilizarem tais ferramentas; Analisar as dificuldades e facilidades na utilização destas ferramentas. Para tanto, a metodologia utilizada foi numa abordagem quantitativo-qualitativa, interpretativa. Os dados foram coletados por entrevistas semi-estruturadas com questões norteadoras e observação participante junto aos idosos, com média de 67,89 anos, integrantes de oficinas de inclusão digital na PUCRS, tendo como problema de pesquisa: Quais as principaisferramentas de comunicação e informação da Internet utilizadas pelos idosos? Os resultados apontaram que as ferramentas mais utilizadas são: e-mail 99%, sites de busca 99%, comunicação síncrona 50%, sites de noticiais 30%.Os motivos que levaram à utilização foram: pesquisa, comunicação, atualização e curiosidade. As dificuldades foram relacionadas às opções que as ferramentas de e-mails disponibilizam (abrir anexos, anexar e encaminhar, navegação nos sites contendo layouts confusos e com pouca informação). Como facilidades idosos apontaram a navegação dos sites de busca. Desta forma a pesquisa mostrou que a comunicação
via Internet para os idosos possibilita o contato, às vezes
instantaneamente, com entes queridos. Para os idosos a comunicação não deve ser banal, mas uma troca de palavras ou imagens significativas e afetivas. Os sites de busca representam “portas” para as informações visuais e escritas, fascinando com sua gama de assuntos diversificados, sendo uma fonte “infinita” de informações. A alfabetização tecnológica de idosos deve ser alcançada também na utilização de novas formas de comunicação e interação on-line, construindo, assim, o conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.