O TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS COM DIFERENTES FATORES SÓCIOECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS: ESTRATÉGIAS E SABERES CONSTRUÍDOS

Autores

  • Kelber Ruhena Abrão Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Grace Coswig Baysdorf Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.37-57

Resumo

Este estudo tem como tema o trabalho docente dos professores de Educação Física de três instituições de ensino de Pelotas/RS: uma escola localizada na zona rural, uma escola particular e uma municipal. Constituiu-se em um estudo descritivo, com base em referenciais teóricos sobre trabalho docente destes professores e os saberes necessários à prática docente nesta disciplina. Por meio das entrevistas, buscou-se apresentar algumas considerações sobre dilemas e inquietações, saberes construídos pela prática docente, sobrecarga e carga horária, papel da docência e condições de espaço e materiais para o trabalho docente. Os professores de Educação Física, na cotidianidade do seu trabalho, constroem estratégias e saberes singulares, com vistas às demandas e exigências decorrentes do ato de lecionar nas instituições específicas. Estes reformulam seus conceitos sobre o que é ser professor, a partir da mobilização de saberes, principalmente os advindos da experiência fato fundamental para mediar o processo de construção da identidade profissional dos professores. Sendo assim, o cotidiano escolar se torna um importante espaço para a criação e recriação dos saberes docentes. Nesse processo há de se destacar também a forma como os docentes concebem a possibilidade de autonomia perante a especificidade de sua disciplina na instituição escolar em que lecionam.

Biografia do Autor

Kelber Ruhena Abrão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS na linha de pesquisa Educação Científica: Processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa. Mestre em Educação Física pela UFPel. Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação da educação, Supervisão e Orientação Escolar; Educação Inclusiva e MBA Gestão de Recursos Humanos. Graduado em Pedagogia Licenciatura Plena; Letras Inglês e respectivas literaturas e Educação Física. Professor Pesquisador do grupo Cultura, Infância e Educação Infantil e da Especialização em Educação Infantil da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão de Pessoas, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Corporeidade, Informática Educativa, Educação à Distância, Produção Textual e Formação de Professores..

Grace Coswig Baysdorf, Universidade Federal do Rio Grande

Especialista em Metodologia de Educação Física. Graduada em Educação Física pela uniersidade Federal de Rio Grande - FURG. Professora da rede estadual de ensino.

Downloads

Publicado

2014-09-14

Como Citar

Abrão, K. R., & Baysdorf, G. C. (2014). O TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS COM DIFERENTES FATORES SÓCIOECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS: ESTRATÉGIAS E SABERES CONSTRUÍDOS. Revista Contexto &Amp; Educação, 28(91), 37–57. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.37-57