CONSTRUINDO A DISCIPLINA DE PSICOFARMACOLOGIA E APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A PARTIR DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO E COMPREENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.195-205Palavras-chave:
Alunos. Aprendizagem. Psicofarmacologia.Resumo
Este artigo tem como propósito refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem e os fatores relacionados ao uso demasiado de medicamentos, principalmente em idade escolar. Essas reflexões serão feitas a partir da construção de círculos de diálogo e compreensão aonde cada pós-graduando terá a oportunidade de trazer as suas experiências vividas em sala de aula com os seus alunos. Os círculos de diálogo são baseados na Escuta – e dentro desta a Presença, a Atenção e o Silêncio de cada participante. Fazendo uso dessa metodologia foi possível estruturar a disciplina de Psicofarmacologia e Aprendizagem ministrada no curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Através dessa construção entre professor e alunos foi possível explorar diferentes áreas, entre elas: Farmacologia, Neurociência, Pedagogia Social e Psicologia. Verificamos que muitas vezes o uso de medicamentos em indivíduos, principalmente na infância e adolescência, ocorre de forma errada, grandes quantidades, altas dosagens e muitas vezes sem um diagnóstico correto. Chega-se assim a conclusão que boas doses de amor, carinho e atenção podem substituir consideravelmente o uso desses medicamentos. O aluno deve ser encantado pelo mundo, pelo espaço no qual está aprendendo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.