CAPOCIÊNCIA: O POTENCIAL INTERCULTURAL ENTRE A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS

Autores

  • Taryn Sofia Abreu dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Danilo Seithi Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.104-121

Palavras-chave:

capoeira, educação em ciências, relações étnico-raciais, interculturalidade.

Resumo

O presente artigo analisa a interface entre as relações étnico-raciais e a educação em ciências no discurso de professoras atuantes na educação básica, após experienciarem uma formação em serviço intitulada Capociência embasada na lei brasileira 10.639/03, que versa sobre a obrigatoriedade da inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, e nos pressupostos da alfabetização científica imbricadas na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que prima pela articulação entre estas três instâncias. A partir do referencial teórico interculturalidade crítica, delineou-se a manifestação da capoeira como artefato cultural representante do conhecimento ancestral de matriz afro-brasileira, bem como aspectos da educação em ciências no viés da cultura. Neste contexto, realizamos uma Análise de Conteúdo de questionários respondidos pelas participantes do projeto que resultaram na construção de três categorias, a saber: Aspectos Didáticos Formativos, Desenvolvimento e Formação Pessoal, Relações Étnico Raciais e Cidadania que evidenciaram o “cruzamento de fronteiras culturais” e o estabelecimento de diálogos interculturais de modo a privilegiar uma horizontalidade de saberes e ressignificação mútua entre conhecimentos de matriz tradicional afro-brasileira e a educação em ciências.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Abreu dos Santos, T. S., & Kato, D. S. (2019). CAPOCIÊNCIA: O POTENCIAL INTERCULTURAL ENTRE A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(108), 104–121. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.104-121

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação