FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO EM SAÚDE: O "NOTÓRIO SABER" E OUTRAS PROPOSTAS DE PRECARIZAÇÂO E FLEXIBILIZAÇÃO

Autores

  • Maria Inês Bomfim Universidade Federal Fluminense-UFF
  • Valeria Morgana Goulart

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.276-287

Palavras-chave:

trabalho docente; formação docente; políticas de formação docente; notório saber

Resumo

Na atual conjuntura política brasileira, caracterizada por forte ajuste fiscal, cortes orçamentários, reforma trabalhista e processos restritivos à manutenção plena de direitos conquistados tardiamente pela sociedade vinculam-se à redução da participação do Estado na área social e à precarização de políticas para áreas prioritárias, como a formação de trabalhadores e de seus professores. Neste estudo, problematizamos, em especial, as tentativas de flexibilização dos requisitos ao trabalho docente, bem como o esvaziamento da política de formação de professores que, enaltecendo o saber profissional construído na prática, secundarizam aspectos da formação que não estão presentes na vida cotidiana dos profissionais da área de saúde. Com apoio em Heller (1989) e outros, defendemos que a vida cotidiana, embora importante, não é a única esfera da vida social. Concluímos que as esferas não-cotidianas mais complexas, tal como as ciências, a filosofia, a política, por exemplo, resultado da experiência acumulada pela humanidade, podem ser decisivas no processo formativo de professores para produzir o questionamento sobre o pensar, o sentir e o agir em saúde, evitando-se que a vida cotidiana se hipertrofie em relação às outras esferas, perdendo-se o poder da reflexão e da crítica sobre a realidade em que se atua.

Biografia do Autor

Valeria Morgana Goulart

Enfermeira e especialista em Gestão e Economia em Saúde. Tecnologista em Saúde da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Rio de Janeiro-RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

Bomfim, M. I., & Morgana Goulart, V. (2019). FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO EM SAÚDE: O "NOTÓRIO SABER" E OUTRAS PROPOSTAS DE PRECARIZAÇÂO E FLEXIBILIZAÇÃO. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(107), 276–287. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.276-287