A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO PROMOTOR DE CULTURAS SAUDÁVEIS

Autores

  • Michelle Alves Vasconcelos Ponte Centro Universitário INTA
  • Sandra Celina Fernandes Fonseca Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Maria Isabel Carvalhal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.288-298

Palavras-chave:

Universidade, Educação em Saúde, Qualidade de Vida, Promoção da Saúde.

Resumo

O objetivo do estudo foi propor estratégias que colaborem na construção de políticas educacionais a serem desenvolvidas nas instituições de ensino superior que estimulem à adoção de comportamentos saudáveis. Método: A pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior do Ceará- Brasil, com 324 universitários, ingressantes e concluintes nas áreas da saúde, humanas e exatas. O instrumento utilizado foi o ISAQ-A. A coleta correu em Janeiro e Fevereiro/2017. Resultados e Discussão: As informações obtidas na fase exploratória deflagra que os estudantes, em sua maioria, estão insatisfeitos com a imagem que têm de si e não apresentam padrões considerados saudáveis no que se refere aos hábitos alimentares, a prática de atividades físicas no lazer e sobrepeso.  A maior permanência no ambiente universitário mostra-se associado a chances de inatividade física e outros comportamentos de risco. Existe uma forte relação entre estar muito estressado com o rendimento acadêmico menor. As estratégias propostas foram: a participação dos estudantes como protagonistas de uma cultura saudável, espaços disponíveis para a prática de atividade física, a implantação de um restaurante universitário e o fortalecimento do Núcleo de Apoio ao Discente, observando o perfil do ingressante e as tendências ao longo da vida universitária, escuta qualificado e formação de grupos de apoio. Conclusão: as tendências observadas traz um contexto preocupante relativo a fatores de risco presentes na população universitária, as estratégias propostas, fortalecem o conceito que a Universidade deve ser um espaço promotor de culturas saudáveis e novas pesquisas são necessárias para aprofundar esta temática.

Biografia do Autor

Michelle Alves Vasconcelos Ponte, Centro Universitário INTA

Doutora em Ciências da Educação. Pro-Reitora das Carreiras da Saúde- UNINTA. Sobral (CE) - Brasil. Membro do banco de Avaliadores do INEP e CAMEM / MEC.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1817-2746

Sandra Celina Fernandes Fonseca, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutora em Ciências da Saúde. Professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Vila Real – Portugal. Membro do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD).  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9468-7269

Maria Isabel Carvalhal, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutora em Ciências da Motricidade. Professora associada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Vila Real – Portugal. Membro do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD).   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9205-3294

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Publicado

2019-03-28

Como Citar

Vasconcelos Ponte, M. A., Fonseca, S. C. F., & Carvalhal, M. I. (2019). A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO PROMOTOR DE CULTURAS SAUDÁVEIS. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(107), 288–298. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.288-298