A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO PROMOTOR DE CULTURAS SAUDÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.288-298Palavras-chave:
Universidade, Educação em Saúde, Qualidade de Vida, Promoção da Saúde.Resumo
O objetivo do estudo foi propor estratégias que colaborem na construção de políticas educacionais a serem desenvolvidas nas instituições de ensino superior que estimulem à adoção de comportamentos saudáveis. Método: A pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior do Ceará- Brasil, com 324 universitários, ingressantes e concluintes nas áreas da saúde, humanas e exatas. O instrumento utilizado foi o ISAQ-A. A coleta correu em Janeiro e Fevereiro/2017. Resultados e Discussão: As informações obtidas na fase exploratória deflagra que os estudantes, em sua maioria, estão insatisfeitos com a imagem que têm de si e não apresentam padrões considerados saudáveis no que se refere aos hábitos alimentares, a prática de atividades físicas no lazer e sobrepeso. A maior permanência no ambiente universitário mostra-se associado a chances de inatividade física e outros comportamentos de risco. Existe uma forte relação entre estar muito estressado com o rendimento acadêmico menor. As estratégias propostas foram: a participação dos estudantes como protagonistas de uma cultura saudável, espaços disponíveis para a prática de atividade física, a implantação de um restaurante universitário e o fortalecimento do Núcleo de Apoio ao Discente, observando o perfil do ingressante e as tendências ao longo da vida universitária, escuta qualificado e formação de grupos de apoio. Conclusão: as tendências observadas traz um contexto preocupante relativo a fatores de risco presentes na população universitária, as estratégias propostas, fortalecem o conceito que a Universidade deve ser um espaço promotor de culturas saudáveis e novas pesquisas são necessárias para aprofundar esta temática.
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