ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADOS PELO PNLD 2017

Autores

  • Savana dos Anjos Freitas Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM)- Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM)- Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.174-188

Palavras-chave:

Livros didáticos; Ensino fundamental; Ensino de Física.

Resumo

O presente trabalho visa analisar e categorizar os treze livros didáticos de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental que foram aprovados pelo PNLD 2017. Esta análise busca compreender de que maneira os estudantes são apresentados à disciplina de Física no último ano do Ensino Fundamental e como os conteúdos são distribuídos no livro. Os livros analisados foram avaliados por meio de quatro categorias, estas advindas da literatura e da legislação vigente no país. Após a análise e categorização dos livros, foi possível tornar evidente aspectos positivos, tais como o fato de que a Física é distribuída igualitariamente à Química e ainda, como aspectos negativos, que alguns conteúdos de Física não são abordados ou nem sequer são mencionados, assim como, há conteúdos que são exageradamente discutidos, em especial a Cinemática. Como é no Ensino Fundamental que a Física é apresentada, e a relação do aluno com a Física possa ser forjada, acreditamos que um especial cuidado deve haver na escolha do livro didático, que poderiam diminuir a discussão sobre a Física Mecânica nos anos finais do Ensino Fundamental e abordar todos os conteúdos da Física, como a Física Moderna e Contemporânea.

Biografia do Autor

Savana dos Anjos Freitas, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM)- Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui graduação em Física pela Universidade Luterana do Brasil (2016) e pós-graduação em Supervisão escolar . Atuou como bolsista do Projeto PIBID/CAPES - Programa Institucional de Iniciação à Docência entre os anos de 2014-2016. Atualmente é mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil realizando pesquisas na área do ensino de Física no Ensino Fundamental.

Agostinho Serrano de Andrade Neto, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM)- Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, em especial no Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Tecnologia de Informação (TI), atuando principalmente nos seguintes temas: Investigação de Evolução Conceitual com o uso de Simulações e Modelagem Computacional, Novos Referenciais Teóricos em TI e aquisição de representações científicas por meio de TI em sala de aula.

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

Freitas, S. dos A., & de Andrade Neto, A. S. (2019). ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADOS PELO PNLD 2017. Revista Contexto & Educação, 34(107), 174–188. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.174-188