A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A AFETIVIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Resumo

Este estudo traz um levantamento bibliográfico a respeito do que tem sido publicado sobre “relação professor-aluno” e “afetividade” no Ensino de Ciências no Ensino Médio, no período de 2012 a 2016, com finalidade de endossar a importância desta pesquisa de doutorado, cujo objetivo é investigar como a relação professor-aluno e a afetividade podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências. Através da pesquisa bibliográfica realizaram-se buscas em plataformas on-line de produções científicas na área de Ciências, encontrando-se um número restrito de publicações no período, com as quais se realizou posterior análise de conteúdo. Portanto, é preciso discutir e pesquisar sobre o tema, amparando-se em referenciais teóricos como Vigostky (2001), Wallon (2007), Morales (2009), Tardif (2012), Chassot (2001), Coll (2003) e Arroyo (2013), considerando, também, as demais variáveis que permeiam o contexto escolar, consolidando formas de trazer a temática em questão ao debate.

Biografia do Autor

Bruna Carminatti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFRGS. Licenciada em Química pela UPF. Professora da Área de Química da Universidade de Passo Fundo (UPF).

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Engenharia de Biomassa pela UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS. Especialista em Química pela UPF e em Ensino de Química pela UCS. Licenciado em Química e Químico Industrial pela PUC-RS.

Publicado
2020-05-04
Como Citar
CarminattiB., & Del PinoJ. (2020). A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A AFETIVIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Revista Contexto & Educação, 35(111), 148-169. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.148-169
Seção
Artigos