NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS COMO POSSIBILIDADES PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.92-103

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo identificar quais são as possibilidades de diálogo intercultural na educação científica em biologia a partir de narrativas criadas em linguagem verbal e não verbal por estudantes pertencentes às comunidades tradicionais. O estudo, teve natureza qualitativa, com análise de conteúdo das narrativas de 35 estudantes agricultores do Nível Médio em uma escola pública do município de Feira de Santana, Bahia. As análises dos conteúdos dessas narrativas indicam possibilidades de diálogos entre os conhecimentos tradicionais agrícolas e os científicos com os seguintes conteúdos: interações dos seres humanos com os demais seres vivos; relações ecológicas; aspectos morfológicos dos vegetais; insetos de importância agrícola; o uso de agrotóxicos, e saúde dos agricultores; bioacumulação. Conclui-se que é importante a realização de atividades de ensino envolvendo narrativas dos estudantes, pois facilita a exposição de conhecimentos, a prática pedagógica dialógica e a formação docente neste sentido.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Baptista, G. C. S., Silva, D. G. e, & Robles-Piñeros, J. (2019). NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS COMO POSSIBILIDADES PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Contexto & Educação, 34(108), 92–103. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.92-103

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação