Editorial Formação Docente, Educação Sexual e Gênero e as relações entre professor e aluno

Autores

  • Maria Cristina Pansera de Araújo Unijui
  • Christiane Gioppo UFPR

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.1-5

Resumo

A revista Contexto e Educação número 88 publica um conjunto de artigos sobre a formação docente, tradicionalmente presente neste periódico, a partir de novas incursões resultantes de pesquisas relevantes. Neste número, a formação docente é abordada desde a Educação Sexual e Gênero e as relações entre professor e aluno.

O tema Educação Sexual e Gênero foi gestado a partir de uma demanda de professores de comunidades lindeiras da BR 262, onde se realizam obras de pavimentação e construção de uma ponte, que liga o Estado do Mato Grosso do Sul ao de São Paulo. A localização estratégica trouxe uma série de empreendimentos para a região sem que todo um planejamento conseguisse ser desenvolvido, explodindo em uma série de impactos socioambientais.

Neste sentido, os professores acostumados a tranquilidade das cidades interioranas foram despertados para um conjunto de situações com as quais não sabiam lidar. Por isso, solicitaram a colaboração do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR),que desenvolve ações de Educação na região,no Programa de Educação Ambiental (PEA), para mitigar os impactos das obras em cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).O programa buscou apoio em grupos consolidados na área como Grupo de Estudos e Investigação em Sexualidade Educação Sexual e TIC-GEISEXT, com sede no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa que, entre suas atividades, desenvolve ações de formação de professores em Educação Sexual e webinares, cujo público, em sua maioria, compõe-se de professores brasileiros. Este grupo tem conexões com o Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Sexualidades– GESx, sediado na Universidade Estadual Paulista (UNESP de Rio Claro, SP), que já vinha desenvolvendo ações de formação de professores no Mato Grosso do Sul; e com o Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual (EDUSEX)da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Com tal conjunto de pesquisadores, vislumbrou-se a possibilidade de constituir um tema para revista. Estas produções trouxeram subsídios teóricos, que embasaram uma proposta de ação a ser desenvolvida em meados de 2013 na região.

Na confluência entre o ITTI da UFPR, o GEISEXT, o GESx, e o EDUSEX estabeleceu-se uma rede de conexões mais ampla entre pesquisadores da Educação Sexual,que está se fortalecendo e ampliando, ao mesmo tempo em que se reconfigura a cada nova inserção. Os artigos constituídos a partir deste tema trazem as primeiras aproximações das pesquisas entre esses grupos e delineia uma das tessituras possíveis para a Educação Sexual e Gênero.

Downloads

Publicado

2013-04-09

Como Citar

Araújo, M. C. P. de, & Gioppo, C. (2013). Editorial Formação Docente, Educação Sexual e Gênero e as relações entre professor e aluno. Revista Contexto &Amp; Educação, 27(88), 1–5. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.1-5