O CONHECIMENTO DO CONHECIMENTO: UMA ESTRATÉGIA DA ESCOLA PARA ENSINAR A VIVER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.5-18

Resumo

O presente artigo tematiza a relação entre complexidade, educação e saberes transdisciplinares, e objetiva a proposição de um ensino que considere os estudos realizados pela teoria histórico-cultural, em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento, em diálogo com a complexidade do conhecimento. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter teórico, que tem como fontes a produção bibliográfica de autores reconhecidos por suas investigações referentes ao foco investigado, assim, foram destacados os conceitos aprendizagem e desenvolvimento, trabalhados por Vigotski, complexidade do conhecimento de acordo com Morin e transdisciplinaridade com base em Moraes. Evidencia-se que o desenvolvimento de um humanismo complexo nas escolas já ocorre em experiências educativas e pode ser potencializado onde houver o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que observe a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, a natureza complexa do conhecimento e potencialize a curiosidade epistemológica nos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Celso Francisco Tondin, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Docente da graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei.

Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia

Sirlei Antoninha Kroth Gasparetto, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

É Doutora em Desenvolvimento Regional (UNISC) Mestre em Ciências Sociais. Mestre em História (PUC SP). Especialista em Educação em Direitos Humanos (EDH - Unochapecó). Especialista em Histórica no Brasil República (PUC SP). Graduada em Pedagogia UNOESC - Chapecó. Militante do Movimento de Mulheres Camponesas – MMC/Brasil. Atualmente é professora da ACHJ da Unochapecó.

Claudete Teresinha Junges, UNIJUI - Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduada em Pedagogia – Orientação e Administração Escolar pela UNIJUI.

Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental pela UNOESC e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNOCHAPECÓ.

Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUI

Doutoranda em Educação nas Ciências pela UNIJUI

Orientadora Educacional da Rede Municipal de Ensino de Anchieta – Anchieta/SC

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

Tondin, C. F., Kroth Gasparetto, S. A., & Junges, C. T. (2019). O CONHECIMENTO DO CONHECIMENTO: UMA ESTRATÉGIA DA ESCOLA PARA ENSINAR A VIVER. Revista Contexto & Educação, 34(107), 5–18. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.5-18