FORMAÇÃO DOCENTE, CURRÍCULO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.1-4

Resumo

Os debates sobre currículo, politicas públicas e tecnologias da informação são frequentes, nos espaços formativos, com novas questões trabalhadas e organizadas em artigos qualificados. Este tema foi abordado e referenciado a partir de pesquisas em treze artigos ora publicados. A formação do professor inicial e continuada, pesquisas sobre livros didáticos, educação em saúde e ambiental foram tematizados e estruturados com o intuito de disponibilizar conhecimentos diferenciados que constituem reflexões e compreensões nos leitores.

Em Construção identitária do professor de computação na integração curricular: dos documentos à ação, Adão Caron Cambraia e Eliana Fritzen Pedroso relacionam teoria e prática na constituição da identidade do professor de Computação. Relatam diálogos com professores formadores de disciplinas da área técnica e pedagógica, desde o planejamento e execução da integração curricular, que proporcionaram articulações nos diferentes núcleos do Curso de Licenciatura em Informática.

Visando ampliar a compreensão do perfil do professor do ensino superior brasileiro e das propostas de formação continuada oferecidas no contexto universitário, Valmor Rhoden e Juliana Lima Moreira Rhoden apresentam, no artigo Mapeando o perfil do professor e conhecendo a política de formação continuada dos professores da UNIPAMPA, o estudo para investigar o perfil, a política de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores da Instituição.

Marcelo D'Aquino Rosa, no artigo, O uso do livro didático de ciências na educação básica: uma revisão dos trabalhos publicados, propõe identificar estudos sobre o tema e o modo como são conduzidos.

A Educação Ambiental e o ensino do conceito de paisagem constituem outros dois artigos. Em Educação Ambiental: percepções e práticas de estudantes de 8ª série do ensino fundamental acerca de problemas ambientais locais, Tania Renata Prochnow e Cely Mariza Vargas da Silveira refletem sobre as relações dos estudantes sobre o lugar, onde residem, a consciência ambiental e compreensão dos problemas ambientais, sociais, históricos, culturais e legislação ambiental brasileira no processo civilizatório contemporâneo. O segundo artigo, A compreensão do conceito de paisagem dos alunos do 6° ano – fundamental II: um estudo na abordagem Piagetiana, de Milaine Aparecida Pichiteli, aborda o período operatório-concreto na classificação de Jean Piaget, utilizando o conceito paisagem da Geografia, para exemplificar a importância de uma boa compreensão conceitual nessa fase de transição.

As questões da educação em saúde foram abordadas em três artigos. No primeiro deles, Concepções de professores sobre os processos de educação e saúde no contexto escolar, as autoras Rubia Patrícia Noronha da Silva, Simone Lara, Jaqueline Copetti, Karoline Goulart Lanes e Max Castelhano Soares analisam concepções dos docentes sobre os processos de educação em saúde na escola, assim como as dificuldades deles para trabalhar o tema, no cotidiano escolar. As limitações de compreensão do assunto, por parte dos professores, localizam-se na finalidade de abordar o tema na escola, muitas vezes restrita a prevenção de doenças. Enfatizam a necessidade de uma formação docente que considere a educação em saúde como parte do currículo.

No segundo, Ensino de microbiologia e a experimentação no ensino fundamental, Terimar Ruoso Moresco relata o trabalho desenvolvido na Oficina Micromundo, para a aprendizagem de conceitos sobre microrganismos, em que atividades experimentais são indispensáveis para a melhoria do aprendizado de microbiologia.

No terceiro artigo, Educação e práticas para promoção de saúde mental na adolescência, Damaris Wehrmann Robaert e Elisiane Felzke Schonardie apresentam o relato de uma pesquisa desenvolvida durante o Curso de pós-graduação Lato Sensu em Saúde Mental em que buscam compreender as concepções dos profissionais da área da psicologia, no que se refere às práticas de saúde mental desenvolvidas pelas equipes dos centros de saúde, de dois campi de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A construção de uma rede comunitária de atenção à saúde provoca a escola a constituir-se como uma das integrantes.

A crescente ocupação urbana, a destruição dos biomas e a presença de espécies exóticas distanciam os habitantes das espécies nativas, demandando a abordagem contextualizada dessas temáticas, por isso, Mariana de Souza Proença, Rossano André Dal-Farra e Eduardo Ubel Oslaj realizaram um conjunto de atividades em duas escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre no sul do Brasil. No artigo, Espécies nativas e exóticas no ensino de ciências: a construção de práticas educativas para o ensino fundamental, eles relatam o trabalho desenvolvido com subsídios para construção de práticas educativas para abordar essa questão no ensino fundamental, articulando conhecimentos, valores e práticas sociais voltadas ao ambiente local.

No artigo Mídias educacionais em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem: ampliando possibilidades para o trabalho colaborativo, Adriana Helena Borssoi e Karina Alessandra Pessoa da Silva apresentam reflexões sobre o trabalho colaborativo em tarefas propostas e desenvolvidas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, analisando atividade desenvolvida por alunos de uma Universidade Federal do Paraná

Wagner Marcelo Pommer, no artigo O potencial das narrativas para favorecer a evoluçâo de estratégias frente a um desafio matemático proposto a licenciandos em ciências, verifica como alunos ingressantes de um curso de Licenciatura em Ciências apresentam evolução de estratégias frente a um problema matemático, proposto na forma de desafio, enunciado em contexto de narrativa, demonstrando a motivação para que os licenciandos busquem soluções, a partir da utilização inicial da tentativa e erro, revelando, ainda, dificuldades percebidas.

Nik Antonio Oliveira, em seu artigo PDE - o que revela a produção docente na linha de estudo: diálogos entre teoria e metodologia na disciplina de Educação Física – 2007/2009, apresenta o que aparece nas produções docentes na linha de estudos “Diálogos entre Teoria e Metodologia”, na disciplina de Educação Física no período de 2007 a 2009, no Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR), tendo por base leituras específicas sobre o tema e os referenciais sobre políticas públicas educacionais, teorias e metodologias da educação física.

Anderson Luiz Tedesco, Clenio Lago e Roque Strieder, no artigo Educação para o reconhecimento do outro: um desafio a partir de Lima Vaz, inspiram-se nas concepções filosóficas de Henrique Cláudio de Lima Vaz propondo uma reflexão ética na educação contemporânea, entendendo que o ser humano, ao conviver em comunidade, interage no terreno da educação como caminho intersubjetivo de conhecimento e transformação de si na relação de reconhecimento do Eu-Tu ou Eu-Humanidade.

Estes artigos propõem novos entendimentos e reflexões sobre esta diversidade de temas, que contribuem sobremaneira para o reconhecimento de questões significativas na área de educação, gerando questionamentos e pesquisas. Convidamos os leitores a partilharem os textos disponibilizados.

Boa Leitura

Maria Cristina Pansera de Araújo

Solange Castro Schorn

Biografia do Autor

Maria Cristina Pansera de Araujo, UNIJUI

Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular, especialista em Ensino de Ciências e Biologia, e, em Educação Ambiental

Pesquisadora em Genética do Desenvolvimento e Ensino de Ciências, Biologia e Educação Ambiental

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Pansera de Araujo, M. C., & Schorn, S. C. (2017). FORMAÇÃO DOCENTE, CURRÍCULO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(103), 1–4. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.1-4