ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Rosemar de Fátima Vestena Universidade Federal de Santa Maria
  • Greice Scremin Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
  • Giséli Duarte Bastos Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.365-394

Resumo

O trabalho analisou a adequação de uma Sequência Didática Interativa (SDI), que explorou a temática da alimentação saudável, às competências específicas para as Ciências da Natureza (CN) propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais (ZABALA, 1998) adaptados às particularidades das CN. A SDI foi desenvolvida em uma turma de quinto ano dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública do município de Santa Maria-RS, localizada em região periférica da cidade. A sequência envolveu uma diversidade metodológica, como: leituras, pesquisas, discussões em grupo, produção de textos, gráficos e desenhos. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, foram analisados os planos de trabalho de uma professora ao desenvolver a SDI e os registros dos estudantes ao participarem. Como resultado, percebeu-se a adequação das etapas da SDI às competências das CN estabelecidas pela BNCC, bem como algumas evidências do desenvolvimento dessas nos estudantes participantes. Além disso, os três Conteúdos foram contemplados em diversos momentos da sequência. Dessa forma, a SDI trabalhada auxiliou na formação das crianças ao possibilitar o conhecimento sobre alimentação saudável e ao instrumentalizar a tomada de decisões quanto aos hábitos alimentares que irão adotar a partir de então.

Biografia do Autor

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS - Brasil (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994). Graduada e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Atualmente é professora do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA - RS no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação ensino de Ciências e Matemática.

Greice Scremin, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Professora Doutora Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Giséli Duarte Bastos, Universidade Federal de Santa Maria.

Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Vestena, R. de F., Scremin, G., & Bastos, G. D. (2018). ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS. Revista Contexto & Educação, 33(104), 365–394. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.365-394