A SISTEMATIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES EM SUAS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores

  • Débora Lázara Rosa DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS - CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO - CEUNES/UFES
  • Ana Néry Furlan Mendes DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS - CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO CEUNES/UFES
  • Andrea Brandão Locatelli DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS - CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO CEUNES/UFES

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.68-94

Resumo

Objetiva sistematizar os saberes que potencialmente colaboram na constituição da identidade docente, como saberes experienciais em processo, saberes da ação pedagógica, produção de saberes na relação interinstitucional e saberes publicizados envolvidos na formação inicial de professores de Química participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na Universidade Federal do Espírito Santo. Por meio da análise sistemática dos relatórios de atividades anuais enviados a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior - CAPES, foram elaboradas categorias de análise segundo a metodologia de análise de conteúdo de Bardin, permitindo tecer considerações acerca dos saberes docentes pertinentes a profissionalização na formação da identidade de professores de Química. A publicização desses saberes investigados no local de trabalho dos futuros professores, oportuniza a reflexão na ação e anuncia conhecimentos dantes “armazenados” na jurisprudência particular de cada profissional, levantando questões relevantes pautadas na epistemologia da prática.

Biografia do Autor

Débora Lázara Rosa, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS - CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO - CEUNES/UFES

Atualmente é professora do Departamento de Educação no Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo . É Mestre em Ensino da Educação Básica pelo CEUNES/ UFES em São Mateus/ES, na área de Formação Inicial de professores de Química. Tem experiência na área de Educação nível médio e superior, com ênfase em utilização e produção Metodologias de Ensino como parte do processo ensino aprendizagem e formação inicial de professores de Química.Tem experiência na área industrial como analista de laboratório e coordenadora de laboratório de análises químicas,físico-químicas,microbiológicas e sensorial.

Ana Néry Furlan Mendes, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS - CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO CEUNES/UFES

Possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, sobre a hidroformilação homogênea e bifásica de olefinas e ésteres graxos insaturados. Atualmente desenvolve trabalhos de docência e pesquisa na Universidade Federal do Espírito Santo, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo/UFES. As principais áreas de atuação são: Oleoquímica, Uso de materiais bioadsorventes para tratamento do óleo de fritura e efluentes da indústria têxtil e ensino de química.

Andrea Brandão Locatelli, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS - CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO CEUNES/UFES

Graduação em Educação Física (1993), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física/Proteoria/UFES; e professora na Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pesquisas sobre Formação de Professores e Educação do Campo e na área de História da Educação no Espírito Santo.

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Rosa, D. L., Mendes, A. N. F., & Locatelli, A. B. (2018). A SISTEMATIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES EM SUAS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(105), 68–94. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.68-94