CENTRALIDADE NA AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO CUSTOMIZADA: O FIM DA ESCOLA COMO ESPAÇO PARA TRANSMISSÃO DE UMA “CULTURA COMUM”?

Autores

  • Renata Porcher Scherer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.118-144

Resumo

O presente artigo tem como objetivo examinar e problematizar os significados acerca dos processos de avaliação escolar que, contemporaneamente, são produzidos no interior do discurso pedagógico e os modos pelos quais são visibilizados por revistas brasileiras, contribuindo para a produção de uma educação cada vez mais individual e customizada. Para análise do material empírico toma-se como pano de fundo os estudos sociológicos de Zygmunt Bauman sobre os processos de individualização e responsabilização dos indivíduos dentro de uma racionalidade neoliberal. Mostra-se que a proliferação de mecanismos para avaliação dos estudantes atua de um lado produzindo maior controle e intensificação do trabalho docente e de outro opera fortalecendo a constituição de uma educação cada vez mais customizada diminuindo as possibilidades para que a escola atue como um espaço de transmissão de uma “cultura comum”.

Biografia do Autor

Renata Porcher Scherer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutoranda e mestra em Educação, especialista em Educação Especial e graduada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora na rede municipal de Portão, RS/Brasil. Integra o Grupo Interinstitucional em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq).

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Publicado

2017-09-07

Como Citar

Scherer, R. P. (2017). CENTRALIDADE NA AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO CUSTOMIZADA: O FIM DA ESCOLA COMO ESPAÇO PARA TRANSMISSÃO DE UMA “CULTURA COMUM”?. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(102), 118–144. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.118-144