UMA VISÃO SOBRE COMO SE ORGANIZA O ENSINO MÉDIO EM CLASSES MULTISSERIADAS EM UMA ESCOLA GUARANI

Autores

  • Adriana Olmos da Rocha Escola Estadual Francisco Canquerini, Viamão-RS
  • Tania Denise Miskinis Salgado Departamento de Físico-Química e PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.172-209

Resumo

Este trabalho analisa de que forma as orientações dos documentos oficiais sobre educação indígena vêm sendo implantadas na realidade de uma escola situada dentro de uma aldeia Guarani, na região metropolitana de Porto Alegre. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa, numa perspectiva etnográfica. Os dados dos alunos foram colhidos por meio de questionário e os dos professores, indígenas e não indígenas, por entrevistas. Analisou-se a legislação referente à educação indígena no Brasil e buscou-se identificar, nas respostas, como estão sendo desenvolvidos seus pressupostos na realidade desta escola. Os resultados mostram que não há diretrizes curriculares específicas para a educação indígena no ensino médio. Foram encontradas diretrizes para o ensino fundamental, que valorizam os saberes tradicionais da cultura indígena. Observou-se que nem sempre os pressupostos da legislação para a educação indígena conseguem ser adequadamente aplicados na realidade desta escola, devido à inexistência de material didático específico e de cursos de formação continuada para professores de origem não indígena que atuam nesta modalidade educacional. Quanto às classes multisseriadas, os professores as entendem como uma dificuldade, enquanto os estudantes indígenas apontam a troca de ideias e a ajuda para esclarecer dúvidas dos colegas, em Guarani, como aspectos positivos para a aprendizagem.

Biografia do Autor

Adriana Olmos da Rocha, Escola Estadual Francisco Canquerini, Viamão-RS

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS. Professora de Química da Rede Pública Estadual do Estado do Rio Grande do Sul.

Tania Denise Miskinis Salgado, Departamento de Físico-Química e PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Departamento de Físico-Química e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, Porto Alegre-RS.

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Publicado

2018-02-21

Como Citar

da Rocha, A. O., & Salgado, T. D. M. (2018). UMA VISÃO SOBRE COMO SE ORGANIZA O ENSINO MÉDIO EM CLASSES MULTISSERIADAS EM UMA ESCOLA GUARANI. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(104), 172–209. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.172-209