UMA VISÃO SOBRE COMO SE ORGANIZA O ENSINO MÉDIO EM CLASSES MULTISSERIADAS EM UMA ESCOLA GUARANI
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.172-209Abstract
Este trabalho analisa de que forma as orientações dos documentos oficiais sobre educação indígena vêm sendo implantadas na realidade de uma escola situada dentro de uma aldeia Guarani, na região metropolitana de Porto Alegre. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa, numa perspectiva etnográfica. Os dados dos alunos foram colhidos por meio de questionário e os dos professores, indígenas e não indígenas, por entrevistas. Analisou-se a legislação referente à educação indígena no Brasil e buscou-se identificar, nas respostas, como estão sendo desenvolvidos seus pressupostos na realidade desta escola. Os resultados mostram que não há diretrizes curriculares específicas para a educação indígena no ensino médio. Foram encontradas diretrizes para o ensino fundamental, que valorizam os saberes tradicionais da cultura indígena. Observou-se que nem sempre os pressupostos da legislação para a educação indígena conseguem ser adequadamente aplicados na realidade desta escola, devido à inexistência de material didático específico e de cursos de formação continuada para professores de origem não indígena que atuam nesta modalidade educacional. Quanto às classes multisseriadas, os professores as entendem como uma dificuldade, enquanto os estudantes indígenas apontam a troca de ideias e a ajuda para esclarecer dúvidas dos colegas, em Guarani, como aspectos positivos para a aprendizagem.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.