AÇÃO EDUCATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA EM CONTEXTOS PRISIONAIS: POSSIBILIDADES E LIMITES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.175-192

Resumo

O artigo tem como finalidade analisar as possibilidades e limites da realização da ação educativa em meio prisional na perspectiva da reconstrução do sujeito social para a preparação para a volta ao mundo social, indagando-se inicialmente se existe uma ação educativa específica que possibilite alcançar este objetivo, suas possibilidades e limites. A partir especialmente de um fundamento teórico em Foucault (2012), Arendt (2001) e Bauman (2005), busca-se reconstruir o universo prisional e a sua relação com as condições humanas e existenciais. Argumenta-se que a realização da ação educativa no interior do contexto prisional tem possibilidades com a reconstrução do sujeito na perspectiva da volta para o mundo social. Mas por outro lado encontra limitações no próprio objetivo da prisão na modernidade, o castigo, a reclusão, o isolamento do mundo da vida e das condições sociais impondo limitações a uma ação educativa capaz de reconstruir o sujeito na perspectiva da volta para o mundo social.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Langner, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Ana Lúcia Langner

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Mestranda em Educação do PPGE da PUCPR>

Bolsista CAPES

Lindomar Wessler Boneti, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Possui Graduação em Ciências Sociais (licenciatura plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1982); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987); Doutorado (PhD) em Sociologia pela Université Laval ? Québec ? Canadá (1995) e Pós-Doutorado no Departamento de Ciências da Educação da Université de Fribourg ? Suiça (2008). Atualmente atua como Professor e Pesquisador do Curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná ? PUCPR. Pesquisador associado da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, no Comitê de Pesquisa "Identidade, Desigualdades e Laços Sociais", Professor visitante da Université Catholique de l´Oest - França. Seus temas preferidos de estudos, pesquisas e docência, nos quais reúne experiências são: Teoria sociológica, Políticas Públicas, Direitos Humanos, Cidadania, Exclusão e Inclusão social 

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Publicado

2017-07-06

Como Citar

Langner, A. L., & Boneti, L. W. (2017). AÇÃO EDUCATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA EM CONTEXTOS PRISIONAIS: POSSIBILIDADES E LIMITES. Revista Contexto & Educação, 32(101), 175–192. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.175-192