OS OBJETOS NO ENSINO E O MOVIMENTO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO.

Autores

  • Rosilene Batista de Oliveira Centro Universitário Moura Lacerda Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.193-211

Resumo

O presente artigo discute como a importância da utilização de objetos no ensino é construída, no âmbito do movimento de tecnologia educacional, nas décadas de 1960 e 1970, no Brasil,  considerando as propostas da psicologia da aprendizagem, da teoria da comunicação e do enfoque sistêmico, teorias científicas que deram base ao movimento. Com este objetivo, são analisadas obras que tiveram grande repercussão no país, influenciando o ideário pedagógico da época sobre a utilização de recursos tecnológicos no ensino. Com base nos estudos de Michel Foucault, procuramos destacar nos textos analisados as estratégias discursivas que evidenciam e legitimam a utilização dos recursos tecnológicos no ensino, influenciando e alicerçando o movimento de tecnologia educacional. A partir da análise realizada, observamos que o caráter científico da psicologia da aprendizagem, da teoria da comunicação e da teoria dos sistemas, bem como o estatuto científico que as mesmas concebem ao saber pedagógico, possibilitam que concepções, propostas e regras sejam aceitas como algo dado, natural, contribuindo para aprofundar a lógica da introdução de objetos no ensino nas décadas de 1960 e 1970 no Brasil. 

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RESUMO

O presente artigo discute como a importância da utilização de objetos no ensino é construída, no âmbito do movimento de tecnologia educacional, nas décadas de 1960 e 1970, no Brasil,  considerando as propostas da psicologia da aprendizagem, da teoria da comunicação e do enfoque sistêmico, teorias científicas que deram base ao movimento. Com este objetivo, são analisadas obras que tiveram grande repercussão no país, influenciando o ideário pedagógico da época sobre a utilização de recursos tecnológicos no ensino. Com base nos estudos de Michel Foucault, procuramos destacar nos textos analisados as estratégias discursivas que evidenciam e legitimam a utilização dos recursos tecnológicos no ensino, influenciando e alicerçando o movimento de tecnologia educacional. A partir da análise realizada, observamos que o caráter científico da psicologia da aprendizagem, da teoria da comunicação e da teoria dos sistemas, bem como o estatuto científico que as mesmas concebem ao saber pedagógico, possibilitam que concepções, propostas e regras sejam aceitas como algo dado, natural, contribuindo para aprofundar a lógica da introdução de objetos no ensino nas décadas de 1960 e 1970 no Brasil.  

 

Palavras-chave: objetos no ensino; movimento de tecnologia educacional; teorias.

 

Biografia do Autor

Rosilene Batista de Oliveira, Centro Universitário Moura Lacerda Programa de Pós-Graduação em Educação

Professora Doutora do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto

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Publicado

2017-07-06

Como Citar

Oliveira, R. B. de. (2017). OS OBJETOS NO ENSINO E O MOVIMENTO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(101), 193–211. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.193-211