APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BOTÂNICOS EM UMA CLASSE DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS

Autores

  • Rosalina Evangelista dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Guadalupe Edilma Licona de Macedo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.105-124

Resumo

O ensino de ciências, visa favorecer uma maior aproximação dos alunos com as ciências, permitindo que a população, através da aquisição do conhecimento científico e da exploração das novas tecnologias, possa se posicionar frente aos processos e as inovações atuais, defendendo suas opiniões e exercendo a cidadania. Um ensino crítico de Botânica que incorpore os saberes prévios dos discentes, tem motivado os professores na construção de alternativas didáticas que possibilitem a ampliação da compreensão dos temas pelos discentes. Este trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento prévio dos alunos da EJA acerca de conceitos botânicos, subsidiado pela teoria da Aprendizagem Significativa. O estudo foi realizado em uma turma de jovens a adultos do ensino fundamental, II segmento, em uma escola pública municipal em Encruzilhada- Bahia. A abordagem metodológica foi do tipo qualitativa e como estratégia didática a pesquisa ação. Para conhecer os conhecimentos prévios dos alunos a estratégia utilizada foi o questionário. Os resultados mostraram o aluno como agente ativo de sua aprendizagem, e o professor mediador do processo. Os alunos tinham conhecimento botânico baseado no senso comum, visão esta modificada pelo conhecimento científico com a intervenção pedagógica do professor.

Biografia do Autor

Rosalina Evangelista dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da Rede Pública Estadual do Estado da Bahia.Licenciada em Ciências Biológicas, com especialização na área de Educação de Jovens e Adultos, Mídias na Educação, PROEJA, Ensino de Ciências e Matemática, Gestão Escolar. Mestranda em Educação Ciêntífica e Formação de Professor.

Guadalupe Edilma Licona de Macedo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente do Programa de Pós-graduação Educação Científica e Formação de Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

dos Santos, R. E., & Licona de Macedo, G. E. (2017). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BOTÂNICOS EM UMA CLASSE DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. Revista Contexto & Educação, 32(101), 105–124. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.105-124