EL INTERÉS DIDÁCTICO DE LOS PAISAJES ALTERADOS: LA RESERVA DE LA BIOSFERA DE LA MANCHA HÚMEDA (ESPAÑA) COMO EJEMPLO DE ESTUDIO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.52-80Resumen
El interés didáctico de los paisajes sublimes y pintorescos ha sido un recurso educativo muy utilizado en numerosas disciplinas, entre las que se encuentra la Geografía. En este texto se plantea, sin embargo, la importancia que tienen los paisajes que han sido degradados, empobrecidos y alterados por la actividad humana, como un recurso didáctico para el desarrollo de valores ambientales. Para tal fin proponemos una metodología orientada a identificar “paisajes alterados de interés didáctico”, que ha sido aplicada a un área protegida española: la Reserva de la Biosfera de La Mancha Húmeda. Los resultados obtenidos se concretan en el reconocimiento, inventario y clasificación de los paisajes alterados como base para el diseño de itinerarios didácticos interpretativos que contribuyan a la comprensión crítica del funcionamiento de los geosistemas a los que pertenecen y, especialmente, al desarrollo de actitudes ecológicas y competencias educativas ambientalmente sostenibles.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.