As Múltiplas Abordagens da Educação Ambiental

Autores

  • Maria Cristina Pansera de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.97.1-2

Resumo

A presente edição, composta por oito artigos, discute as múltiplas abordagens da  Educação Ambiental, tematizadas por diferentes autores, que contribui sobremaneira com os estudos do campo,

Inicialmente, Migdely Barbarita Ochoa Ávila e Olga Alicia Gallardo Milanés, no artigo Gestión ambiental en instituciones escolares cubanas. Retos y perspectivas, escrevem sobre o desafio que as instituições educacionais cubanas enfrentam para alcançar a harmonia entre a educação ambiental e a gestão ambiental. Somente a transmissão do conhecimento em conteúdos escolares não é suficiente para alcançar o desenvolvimento sustentável, de modo que é necessário buscar outras ações envolvendo toda a comunidade escolar. Propõem, então, nesse artigo, uma tecnologia para a gestão ambiental integrada na instituição educacional que contribua para o alcance dessa harmonia.

Em Catadores de Materiais Recicláveis: novos regimes de verdade constituindo protagonismo a estes atores sociais, Nádia Scariot traz uma reflexão sobre os catadores de materiais recicláveis procurando demostrar como as diversas formações discursivas em torno da figura do catador e do meio ambiente contribuem para uma mudança nas práticas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente natural e com os sujeitos sociais envolvidos.

Considerando a percepção ambiental e as representações sociais como importantes ferramentas para o desenvolvimento de projetos relacionados à Educação Ambiental, Rafaella Ferreira Neres Queiroz e Josue Ribeiro da Silva Nunes, por sua vez, analisam desenhos e frases de 78 alunos do ensino fundamental para compreender o conhecimento destes sobre meio ambiente. O tema é apresentado no artigo Conhecimento sobre meio Ambiente dos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Vereador Ramon Sanches Marques do município de Tangará da Serra – MT.

Na sequencia, Roberta Herter da Silva e Daniel Rubens Cenci, no artigo Multiculturalismo e Educação Ambiental: reflexões acerca da construção de uma nova postura ética dos seres humanos abordam a necessidade de construir uma nova postura ética frente ao meio ambiente explicando a importância da educação ambiental para a transformação social, sendo esta imprescindível à sobrevivência da espécie humana no planeta.

No eixo das compreensões ambientais, Eloiza Muniz Capparros e Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior divulgam, no artigo A representação social sobre morcegos apresentada pela mídia brasileira, a influência dos diversos meios de comunicação na opinião dos sujeitos sobre essa espécie de mamíferos e a relação existente entre estes e as alegorias veiculadas através dos personagens apresentados nos filmes.

Investigando o que estudantes do curso de Ciências Biológicas pensam a respeito da História da Ciência é o artigo escrito por Etiane Ortiz, Marinez Meneghello Passos e Marcos Rodrigues da Silva, que apresenta a percepção de estudantes universitários do referido Curso evidenciando a necessidade de um aprofundamento nas discussões conceituais a respeito da História da Ciência nos cursos de licenciatura.

No artigo OAB recomenda: uma avaliação necessária, Vladmir Oliveira da Silveira e Samyra Naspolini Sanches tratam da relação entre a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ensino Jurídico discutindo o papel dessa entidade na busca de qualidade do ensino e os instrumentos que têm sido utilizados para o alcance esse objetivo.

Seguindo a exposição dos artigos, a edição finaliza com a resenha do livro Nietzsche – Filosofia e Educação, organizado por Vânia Dutra de Azeredo em 2008. A resenha é escrita por Joyce Mirella Lacki Ribeiro e Samuel Mendonça que consideram a obra de grande contribuição na medida em que apresenta ao leitor importantes aspectos da filosofia nietzschiana e suas relações com a educação.

Convidamos os leitores ao debate dos temas.

Biografia do Autor

Maria Cristina Pansera de Araujo

Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular, especialista em Ensino de Ciências e Biologia, e, em Educação Ambiental

Pesquisadora em Genética do Desenvolvimento e Ensino de Ciências, Biologia e Educação Ambiental

Downloads

Publicado

2016-07-29

Como Citar

Pansera de Araujo, M. C. (2016). As Múltiplas Abordagens da Educação Ambiental. Revista Contexto &Amp; Educação, 30(97), 1–2. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.97.1-2