A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO PROGRAMA PIBID: ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

Autores

  • João Batista Harres PUCRS
  • Patrícia Pinto Wolffenbuttel
  • Gabriela Carolina Catani Delord

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.90.106-133

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender como uma proposta educativa baseada na investigação por parte dos alunos como estratégia de ensino e desenvolvida no âmbito de um programa de interação entre a escola e a universidade pode transformar a prática da sala de aula e o aprender dos alunos. Os sujeitos são futuros professores, licenciandos em Física e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e professores de escolas públicas. A base teórica que fundamenta o estudo é o educar pela pesquisa e o aprender investigando. Foram coletados dados a partir de: questionários, grupos focais, discussões orientadas, desenhos e observações e de atividades nas escolas. Estes dados referem-se às atividades desenvolvidas na escola e na universidade com vistas as desenvolvimento de experimentos de cunho investigativo a serem planejados e construídos na universidade e, depois, aplicados na escola. As atividades desenvolvidas foram significativas para a reflexão dos licenciandos que identificaram a necessidade de incluir um caráter investigativo nos experimentos de Física nas escolas. A partir da análise, percebemos que os licenciandos reconhecem a importância da interação entre a pesquisa acadêmica e a escola, considerando a participação no PIBID como uma oportunidade de ensaio à prática docente.

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Publicado

2013-10-16

Como Citar

Harres, J. B., Wolffenbuttel, P. P., & Delord, G. C. C. (2013). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO PROGRAMA PIBID: ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE. Revista Contexto &Amp; Educação, 28(90), 106–133. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.90.106-133