CUBA E A REINSERÇÃO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI: EM BUSCA DE NOVOS PARCEIROS.

Autores

  • Marcos Antonio da Silva Professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do LIAL (Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre América Latina).
  • Guillermo Alfredo Johnson Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.89.170-198

Resumo

Resumo: O presente artigo discute a reinserção internacional na primeira década do século XXI e a diversificação de suas relações econômicas. Para tanto, discute os efeitos da queda do bloco soviético demonstrando que, além da profunda crise interna, o país enfrentou um duplo desafio: reconstruir seu sistema de relações internacionais e superar o isolamento político. Para tanto, demonstra que a reinserção teve como base uma redefinição do interesse nacional que possibilitou a diversificação dos parceiros econômicos e a recuperação, ainda que incompleta, de sua economia e a manutenção parcial das conquistas revolucionárias.

Palavras-Chaves: Política Externa; Cuba; Novos Parceiros.

Biografia do Autor

Marcos Antonio da Silva, Professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do LIAL (Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre América Latina).

Professor de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais da UFRN.

Guillermo Alfredo Johnson, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Coordenador do LIAL (Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre América Latina).

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

Silva, M. A. da, & Johnson, G. A. (2013). CUBA E A REINSERÇÃO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI: EM BUSCA DE NOVOS PARCEIROS. Revista Contexto &Amp; Educação, 28(89), 170–198. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.89.170-198