Editorial 94 Estudos Sobre Pesquisa, Formação de Professores, Novas Tecnologias e Educação a Distância

Autores

  • Maria Cristina Pansera de Araujo Unijui
  • Maria Simone Vione Schwengber Unijui
  • Celso Jose Martinazzo Unijui
  • Solange Schorn Unijui

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.1-3

Resumo

A preocupação em divulgar as pesquisas sobre formação de professores, novas tecnologias e o ensino das diferentes áreas faz com que o número 94 da Revista Contexto & Educação constitua um espaço importante de publicação de artigos referentes a estas questões. Os textos submetidos abordam concepções de pesquisa e alfabetização científica, avaliação, saberes docentes e narrativas digitais, entre outros tópicos.

Para iniciar a leitura, apresentamos um artigo instigante intitulado “Concepções de Pesquisa dos Estudantes da Educação Básica: uma Investigação do Sul ao Norte e Nordeste do Brasil”. Nele, os autores Itacir José Santim, Priscila Rigoni, Miriam Marchi e Andreia A. G. Strohschoen buscaram compreender como as novas tecnologias estão sendo aproveitadas pelos docentes e discentes na iniciação à pesquisa e nas escolas de Educação Básica. Estas novas ferramentas tecnológicas aumentam a velocidade de propagação e o acesso às informações e impactam na organização do ensino e constituição do conhecimento pelos estudantes, suscitando novas posturas dos docentes em relação a esta realidade.

No que se refere a “Alfabetização Científica: Concepções de Educadores”, o artigo de Ione dos Santos Canabarro Araujo, Talita Sganderla Chesini e João Bernardes da Rocha Filho propõe uma descrição dos procedimentos e resultados de uma pesquisa realizada com educadores das áreas de Ciências e Matemática, visando identificar a concepção destes a respeito do significado da Alfabetização Científica. Os autores categorizaram os dados, conforme Miller (1998), em três dimensões: o conhecimento de termos e conceitos científicos essenciais (conteúdo da Ciência); a compreensão sobre as normas e métodos da Ciência (natureza da Ciência) e o entendimento sobre o impacto da tecnologia e da Ciência sobre a sociedade.

Reflexões sobre as práticas pedagógicas, que envolvem a revitalização de Laboratórios de Ciências, foram abordadas por Regiane Zanovello, Roberta Klein Horbach, Fernanda Oliveira Lima e André Boccasius Siqueira, no artigo intitulado “Reforçando Práticas Pedagógicas Experimentais a Partir da Revitalização de um Laboratório de Ciências”. Os autores relataram o desenvolvimento de uma atividade de revitalização do laboratório de Ciências de uma escola da rede pública de ensino, no município de Palmeira das Missões-RS, a partir da intervenção de duas acadêmicas do Curso de Ciências Biológicas, salientando a relevância da preservação deste espaço para a organização de atividades experimentais facilitadoras das aprendizagens dos estudantes da educação básica.

A pesquisa em Educação Ambiental é um assunto muito atual, com inúmeras abordagens. No artigo “A Educação Ambiental e os Livros Didáticos de Ciências”, Tatiane Cristina Possel Greter e Rosangela Ines Matos Uhmann, buscaram levantar uma dimensão crítica desta temática, nos livros didáticos, que constituem um dos recursos metodológicos mais utilizados por professores ao longo da história no ensino de Ciências.

No que se refere ao ensino de matemática dois artigos compõem este número: um sobre os conhecimentos mobilizados e outro sobre etnomodelagem. Alessandra Carvalho Teixeira, Cintia Aparecida Bento dos Santos e Norma Suely Gomes Allevato, no artigo “Mobilização de Conhecimentos Matemáticos Emergentes de cinco itens do SARESP 2010 para o 9º ano do ensino fundamental”, discutem indicativos divulgados no Relatório do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar – Saresp 2010 - demonstrando a importância dessa abordagem pelo cunho cognitivo e pela relação com o modo dos alunos mobilizarem conhecimentos matemáticos. O artigo “Etnomodelagem: A Abordagem Dialógica na Investigação de Saberes e Técnicas Êmicas e Éticas”, de Milton Rosa e Daniel Clark Orey, apresenta um alerta aos pesquisadores e estudiosos para a necessidade do desenvolvimento de pesquisas e investigações em etnomodelagem com a utilização das abordagens êmica, ética e dialógica. Eles argumentam que essas abordagens permitem aos profissionais adquirirem uma compreensão ampla do conhecimento matemático desenvolvido pelos membros de grupos culturais distintos.

As novas tecnologias foram abordadas em três artigos, que finalizam esta edição. O primeiro deles, intitulado “Formação de Professores na Era da Inclusão Digital, escrito por Vlademir Marim, Adriano Vargas Freitas e Heinrich da Solidade Santos, versa sobre a relação entre a inclusão digital dos futuros cidadãos de nossa sociedade e a formação do professor tomando como recorte duas pesquisas anteriores desenvolvidas pelos autores na busca de acompanhar projetos voltados para a inclusão digital do professor. O segundo intitula-se “Rádio e Ciberespaço na Educação a Distância: Uma Experiência com Professoras da Educação Básica”, e foi escrito por Michele Rodrigues Albuquerque e Maria Salett Tauk Santos. As autoras analisam o resultado de uma pesquisa sobre o desenvolvimento de habilidades de produção radiofônica entre as alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, participantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor. Já o terceiro artigo, “Narrativas Digitais na Formação de Professores: da Memória, do Registro e do Discurso Emergem Posturas e Experiências”, de Alessandra Rodrigues e Lina Maria Gonçalves, propõe a discussão das narrativas digitais de três docentes resultantes de um estudo qualitativo acerca de um processo de formação para atuação no Programa Um Computador por Aluno – Prouca – no Estado do Tocantins.

Convidamos os leitores para acessar os artigos e debater as temáticas.

Biografia do Autor

Maria Cristina Pansera de Araujo, Unijui

Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular, especialista em Ensino de Ciências e Biologia, e, em Educação Ambiental

Pesquisadora em Genética do Desenvolvimento e Ensino de Ciências, Biologia e Educação Ambiental

Downloads

Publicado

2015-10-06

Como Citar

Pansera de Araujo, M. C., Schwengber, M. S. V., Martinazzo, C. J., & Schorn, S. (2015). Editorial 94 Estudos Sobre Pesquisa, Formação de Professores, Novas Tecnologias e Educação a Distância. Revista Contexto &Amp; Educação, 29(94), 1–3. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.1-3