AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA INTERAÇÃO COM OS LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS

Autores

  • Eliane Mimesse Prado Programa de Pós Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.111-132

Resumo

Este estudo analisa a interação das práticas pedagógicas dos professores da educação básica com os livros didáticos digitais. O objetivo foi o de verificar quais os usos cotidianos dos livros didáticos digitais nas salas de aulas. Efetuou-se uma pesquisa de campo, que por sua vez, concretizou-se a partir da distribuição de questionários à alguns professores que lecionam em escolas de grande porte, na rede privada da cidade de Curitiba, estado do Paraná. A fundamentação teórica desenvolveu-se a partir de Batista (2002) e Bittencourt (2008) que apresentam o contexto histórico dos livros escolares; Cassiano (2014) que analisa a expansão do mercado editorial dos livros didáticos; e Ribeiro (2011) que identifica as novas necessidades dos professores em adaptarem-se aos novos suportes de leitura. Conclui-se que, o livro didático digital ainda não atingiu plenamente as práticas pedagógicas dos professores. Apesar do foco deste estudo estar centrado nas grandes escolas privadas da cidade.

Biografia do Autor

Eliane Mimesse Prado, Programa de Pós Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católia de São Paulo.  Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional.

Downloads

Publicado

2016-11-04

Como Citar

Prado, E. M. (2016). AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA INTERAÇÃO COM OS LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS. Revista Contexto & Educação, 31(98), 111–132. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.111-132