OS DIFERENTES SENTIDOS ATRIBUÍDOS À COMPREENSÃO DA RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO

Autores

  • Janice Rosangela Cardoso Griebeler Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Ireni Marilene Zago Figueiredo UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.28-51

Resumo

No estudo da Educação Profissional é possível identificar a polissemia dos termos que tratam da relação da Educação Profissional com o Ensino Médio. Este artigo tem como objetivo explicitar os diferentes sentidos atribuídos à compreensão da relação entre Educação Profissional e o Ensino Médio, sendo: a) articulação e integração; b) Educação Profissional integrada ao Ensino Médio. Trata-se de um estudo teórico com base nos seguintes autores: Garcia (2008; 2009); Kuenzer; Alves (2009); Lima Filho (2002); Ciavatta (2005; 2008); Ramos (2006; 2008); Oliveira (2009); Frigotto (1995); Frigotto; Ciavatta; Ramos (2005a; 2005b); Kuenzer (2000); Frigotto; Ciavatta (2004); Saviani (2003).

 

Palavras-Chave: Política de Educação Profissional; Articulação e Integração; Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.

 

Biografia do Autor

Janice Rosangela Cardoso Griebeler, Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE, 2013. Integrante do GEPPES – Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social. Professora Pedagoga da Rede Estadual do Estado do Paraná.

Ireni Marilene Zago Figueiredo, UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR.

1] Professora do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Downloads

Publicado

2016-11-04

Como Citar

Cardoso Griebeler, J. R., & Zago Figueiredo, I. M. (2016). OS DIFERENTES SENTIDOS ATRIBUÍDOS À COMPREENSÃO DA RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO MÉDIO. Revista Contexto &Amp; Educação, 31(98), 28–51. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.28-51