POLÍTICAS PÚBLICAS E ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA PESCA ARTESANAL EM PERNAMBUCO. - PUBLIC POLICY AND TECHNICAL ASSISTANCE FOR ARTISANAL FISHERIES IN PERNAMBUCO.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.93-116Resumen
Este estudo objetivou descrever e analisar as políticas públicas dos ministérios federais e do Governo do Estado de Pernambuco para pesca artesanal. Pretendeu-se, especificamente, analisar os serviços de assistência técnica prestados pelas organizações governamentais pernambucanas aos pescadores e pescadoras artesanais. O aporte teórico foi embasado pelas aproximações teóricas de políticas públicas e o conceito de assistência técnica. A questão da pesquisa aqui explicitada é no percurso analítico de quais são, efetivamente, as políticas públicas governamentais de assistência técnica à pesca artesanal em Pernambuco e qual a concepção de assistência técnica embutida nessas políticas? Ressaltamos que os serviços de Assistencia Técnica e Extensão Rural estão voltados mais para o crescimento da piscicultura. A nova Ater requer uma abordagem interdisciplinar, já que lida com a realidade. Enfatizamos que o Estado promova serviços de Ater de forma emancipadora protegendo suas formas de produção tradicional, de vida e valores intrínsecos em cada comunidade pesqueira. Esse achado fica realçado quando se observou que a Lei de Ater n° 12.188, apesar de garantir aos pescadores o acesso à assistência técnica continuada e gratuita, apresenta características muito mais voltadas ao assistencialismo do que a uma assistência técnica que extrapole as questões econômicas.
Palavras-chave: Assistência Técnica, Pesca Artesanal, Políticas Públicas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.